domingo, 12 de junho de 2011

Poluentes do ar alteram células do sistema nervoso

Via Agência USP de Notícias
Por Júlio Bernardes - jubern@usp.br
09.06.2011

O efeito nocivo dos poluentes também atinge o sistema nervoso, revela pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Por meio de experimentos com embriões de galinha, a bióloga Paula Bertacini observou que o material particulado presente no ar da cidade de São Paulo provoca alterações em células nervosas ainda em fase de desenvolvimento embrionário.

Material particulado fino é produzido por
 carros, ônibus, caminhões e motocicletas

A bióloga investigou o efeito do material particulado fino (PM 2.5) sobre o desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. “Na região central da cidade de São Paulo, a principal fonte de emissão de poluentes atmosféricos é veicular, ou seja, carros, ônibus, caminhões e motocicletas”, diz Paula. A coleta de amostras de poluentes aconteceu próximo ao cruzamento da Avenida Doutor Arnaldo com a Rua Teodoro Sampaio, onde está localizada a FMUSP, local de intenso tráfego de veículos e próximo ao centro da cidade.

O experimento utilizou ovos embrionados de galinha produzidos especificamente para pesquisas. “Uma suspensão com material particulado fino foi injetada nos ovos”, conta a pesquisadora. “Posteriormente, foram analisados diversos aspectos morfológicos das células do cerebelo, órgão do sistema nervoso central cuja sensibilidade a substâncias tóxicas ambientais é descrita na literatura”. Continua