A editora Alfaguara vai publicar em Maio um volume de quase 500 páginas com um grande número de textos inéditos do escritor argentino Júlio Cortázar, preparados para edição por Aurora Bernárdez, primeira mulher do autor, e por Carles Álvarez, especialista na sua obra.
Com o título Papeles Inesperados, o livro, que será lançado simultanea-mente em Espanha e na Argentina, inclui, entre outros inéditos, 11 contos, 13 poemas, quatro auto-entrevistas, textos sobre literatura e política, crónicas de viagem, um capítulo desconhecido da novela Libro de Manuel (1973) e ainda uma série de novos episódios com a mesma personagem que protagoniza os contos reunidos por Cortázar em Un Tal Lucas (1979).
Um tesouro inesperado, que Aurora Bernárdez - a quem já se devia a publicação de outros inéditos do autor - descobriu em Paris, numa cómoda que tinha pertencido a Cortázar. O escritor, de quem a editora Cavalo de Ferro acabou de publicar em Portugal aquela que é considerada a sua obra mais influente, Jogo do Mundo (Rayuela na edição original, de 1963), abandonou a Argentina no início dos anos 50 e viveu em França até morrer, em 1984, de leucemia. Continua
Tem Cortázar aqui!