sexta-feira, 13 de março de 2009

Eles não sabem o que dizem!



Ontem, ouvi no Jornal Nacional*:

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse nesta quinta-feira que não foi excomungado nenhum envolvido no aborto a que foi submetida a menina de nove anos estuprada pelo padrasto.
Há seis dias, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, tinha dito que todos os envolvidos, inclusive a mãe da menina, seriam excomungados.
“O bispo não excomungou ninguém, o bispo anunciou que esse tipo de ato traz consigo, pelas normais católicas, tal possibilidade”.


Então, tá! Depois da reação da sociedade sobre a atitude absurda desses senhores, diante de um fato tão grave, dizer o que, não é mesmo? Daqui a pouco ficará o dito pelo não dito, e seguiremos em frente, como se nada tivesse acontecido, irmanados, felizes, sorridentes, alimentando a hipocrisia que nos fere, atordoa, nos mata pouco a pouco. Mas aconteceu. E foi muito cruel. Crudelíssimo. Se esses senhores estivessem tão preocupados com a vida, como dizem, igrejas não teriam à noite suas portas literalmente fechadas e, portanto, não teríamos massacres como o da Candelária . Não teríamos uma legião de brasileiros, de todas as idades, morrendo em hospitais, pelas ruas. Onde estavam - onde estão -, os senhores nesses casos? Onde?

Também ficará o dito pelo não dito a afirmação de que aborto é pior que estupro? Será que os senhores têm noção das consequências de uma frase como essa? Será que os senhores têm noção de quantas mulheres, quantos homens, tiveram suas vidas destruídas por terem sido vítimas de um crime tão covarde, tão vil? Será que os senhores têm noção de que, nesse exato momento, as vidas de milhares de crianças estão sendo destruídas por pais, padrastos, irmãos, primos, vizinhos, religiosos e etc, vítimas de um crime tão covarde, tão vil? Será que os senhores têm noção de que uma frase como essa é um incentivo ao estupro? Depois... Bem, depois é só o estuprador rezar um pouco, fazer uma penitenciazinha e está tudo certo. É isso? É isso mesmo? Ou estou totalmente equivocada? Os senhores têm obrigação moral de vir a público e esclarecer, muito bem esclarecido, um absurdo como esse. É o mínimo que os senhores podem fazer. O mínimo!

Olhem mais para o céu, senhores, olhem mais para o céu. E se redimensionem.


Adelidia Chiarelli


*O video sobre o assunto, até o término deste post, não se encontrava na página do referido jornal.