terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Eu não aguento mais!! - Lygia da Veiga Pereira


JC e-mail 4876, de 16 de dezembro de 2013 
Eu não aguento mais!!


Relato de Lygia da Veiga Pereira sobre os entraves causados pela burocracia da Anvisa para a pesquisa. O texto foi publicado no blog "As meninas online"


"Temos que aumentar o impacto de nossas pesquisas!", "Temos que nos internacionalizar!" dizem o Governo, Ministério de Ciência e Tecnologia, da Saúde, os órgãos de fomento à pesquisa. Aí a gente vai e faz uma colaboração com o Harvard Stem Cell Institute, um dos maiores centros de pesquisa em células-tronco do mundo. Como parte da colaboração, eles nos mandam amostras preciosas de células-tronco para estudarmos aqui na USP. As células vêm congeladas e precisam ser mantidas em gelo seco - não tem problema, eles mandam por FedEx em um isopor com 5 quilos de gelo seco, e em 2 dias elas chegam aqui. Ou deveriam chegar...

Como vocês podem ver na imagem abaixo do site da FedEx, as células foram enviadas de Boston na 3ª feira, dia 3/12, à noite, chegaram a Campinas na tarde do dia seguinte, 4ª feira, e aí... Começa o pesadelo: "ATRASO NA LIBERAÇÃO"...





Nenhuma notícia 4ª, 5ª, e na 6ª feira, às 11:00, recebemos um email da FedEx dizendo que a remessa "foi selecionada para inspeção pelo Ministério da Saúde (ANVISA), que solicita os seguintes documentos:

Declaração de Uso e Finalidade
- A declaração deve estar completamente preenchida (campos amarelos) e assinada caso contrário, não será aceita.

- Para entendimento e liberação por parte da Anvisa é fundamental esclarecer em detalhes adescrição do produto, uso e a finalidade da importação

Obs: Orientamos ao preencher a declaração, evitar termos muito técnicos ou nomes de difícil entendimento para facilitar a compreensão..

Pagamento da guia GRU
- De acordo com a nova resolução da Anvisa (RDC 81-08) a guia GRU que apresentar valor abaixo de R$ 50,00, além da guia e comprovante de pagamento, deve ser enviado também as duas páginas do peticionamento eletrônico com o número de transação e assinatura

Termo de Responsabilidade
- Deve ser completamente preenchido e ter reconhecimento das assinaturas em cartório.

- É obrigatório o preenchimento de todos os campos.

CRT ou ART
(do Responsável Técnico que assina o capítulo acima.)

(*CRT - Certificado de Responsabilidade Técnica)

(*ART - Anotação de Responsabilidade Técnica)

Favor enviar os documentos até: 13 de Dezembro de 2.013

*****Após este prazo a mercadoria estará sujeita a retorno ao exportador com base legal na IN SRF 560/05 art.29 e 30.*****  "

Fiz questão de reproduzir as instruções do email para vocês sentirem um pouco na pele a loucura disso tudo! Saímos correndo, preenchemos os documentos, conseguimos milagrosamente a assinatura do Diretor do Instituto no mesmo dia, reconhecemos a minha assinatura e a dele (em dois cartórios diferentes...), conseguimos heroicamente que a funcionária do financeiro do Instituto emitisse a tal GRU no mesmo dia, corremos no banco para pagá-la, e às 16:50 daquela mesma 6ª feira, dia 6/12, estávamos no correio enviando isso tudo por Sedex10 para o FedEx no aeroporto de Viracopos.

Sábado, Domingo, 2ª, 3ª, 4ª, 5a feira, dia 12/12, mais de uma semana após as células congeladas terem chegado a Viracopos, e NENHUMA NOTÍCIA sobre a liberação delas. A FedEx nos diz que a ANVISA tem até 4 dias úteis para analisar a documentação enviada - e só. Enquanto isso, os quilos de gelo seco há muito já viraram vapor (a FedEx jura que todo dia repõe o gelo seco - veremos...), as preciosas células-tronco podem já ter virado mingau, a nossa pesquisa está parada, e os colaboradores de Harvard estão nos cobrando o recebimento do material. E agora, como traduzir esse pesadelo para o inglês?

Ora, dirão meus colegas, é sempre assim, Lygia. Eles têm razão, é mesmo sempre assim. E querem saber? EU NÃO AGUENTO MAIS!!!! ANVISA, DEIXE EU FAZER MINHA PESQUISA!!!

Lygia da Veiga Pereira é professora titular e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da Universidade de São Paulo.

(As meninas online)