terça-feira, 27 de outubro de 2015

Casa da Ciência da UFRJ promove ciclo de palestras “Luz para Poetas”

JC-Notícias/SBPC
26.10.2015

De 27 de outubro a 8 de dezembro, toda semana um palestrante traz um assunto para discutir com o público. O vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro, participa no dia 3 de novembro com a palestra “Entre ondas e corpúsculos: a trajetória da luz de Newton a Einstein e com Maxwell no meio…”. A entrada é gratuita

Para celebrar o Ano Internacional da Luz, a Casa da Ciência da UFRJ preparou uma programação especial sobre a importância da luz e suas tecnologias em nossas vidas. De 27 de outubro a 8 de dezembro, toda semana um palestrante traz um assunto para discutir com o público. O ciclo de palestras “Luz para poetas” destaca as principais teorias, criadas para compreender a natureza e as características da luz, assim como as pesquisas sobre a luz que têm revolucionado todas as áreas da ciência e produzido muitas inovações. Venha se inspirar e conhecer essa fascinante história!

Ciência para Poetas

Tendo por base essas reflexões, em maio de 1999 a Casa da Ciência inaugurou a série Ciência Para Poetas. O objetivo principal é levar a um público diverso, em linguagem não especializada, discussões sobre as mais diversas áreas do conhecimento de forma dinâmica e inovadora.

Nascida da vontade de unir o saber acadêmico ao cotidiano das pessoas, a série apresenta o saber e o fazer científico como heranças culturais da humanidade e destaca a relação entre cultura e ciência.

O formato consiste em ciclos temáticos de palestras que se concretizaram através de parcerias com unidades da UFRJ e outras instituições. Eles apostam em uma nova forma de falar de ciência e se utilizam de projeções, sons, experimentos e toques de arte e poesia, dentre outros recursos.

A série proporciona ainda uma ação interdisciplinar, uma vez que busca o encontro de profissionais de diferentes áreas com saberes não específicos de seus campos de estudo.

O evento se dirige a estudantes a partir do ensino médio, professores, profissionais liberais, cientistas e artistas, dentre outras pessoas com qualificações variadas, interessadas em ciência e arte.

Sobre a Casa da Ciência

Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ é um centro de popularização da ciência que explora diversas áreas do conhecimento por meio de linguagens distintas: exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual e teatro. O grande desafio é motivar os visitantes a fazer suas próprias descobertas, a partir de atividades que provoquem a curiosidade e os convidem a questionar e a buscar respostas. O espaço é composto de salão de exposições, auditório, áreas administrativas, espaço para oficinas, cafeteria e jardins.

Programação:

27 de outubro
A ótica de Ibn Al Haytham, 1.000 anos de luz
(Roberto Martins – UFSCar)

3 de novembro
Entre ondas e corpúsculos: a trajetória da luz de Newton a Einstein e com Maxwell no meio…
(Ildeu de Castro Moreira – UFRJ)

10 de novembro
A teoria da relatividade geral: 100 anos depois
(Maurício Galvão – UFRJ)

17 de novembro
Bioluminescência
(Etelvino Bechara – USP)

24 de novembro
A radiação de fundo e a origem do Universo
(Carlos Alexandre Wuensche de Souza – INPE)

1 de dezembro
Fotossíntese e os corais
(Ricardo Chaloub – UFRJ)

3 de dezembro: Conferência Natalina – 5ª. feira
Luz e vida
(Moisés Nussenzveig – UFRJ)

8 de dezembro
Luz, fótons e lasers
(Luiz Davidovich – UFRJ)

Os encontros acontecem sempre às terças-feiras (com exceção do dia 3 de dezembro), às 18h30, com a duração aproximada de duas horas sendo uma hora de palestra e uma hora para discussão sobre o tema. As inscrições podem ser feitas aqui.

(Casa da Ciência)