sábado, 10 de outubro de 2015

Vacina contra dengue de empresa francesa obtém liberação comercial

JC-Notícias
09.10.2015

CTNBio aprovou pela primeira vez um produto recombinante para humanos

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira (8), na 186ª Reunião Plenária, sua primeira liberação comercial de uma vacina recombinante para humanos, a Dengvaxia, desenvolvida pela companhia farmacêutica francesa Sanofi, para combater a dengue.

“Quando tratamos de vacina para humanos, chegamos a um nível de urgência, importância e complexidade nas decisões até então inédito para nós”, destacou o presidente da CTNBio, Edivaldo Velini, ao recordar a definição de um processo semelhante do Instituto Butantan, na 184ª Reunião Ordinária, em agosto. “Todas as nossas decisões são relevantes, mas acredito que passamos a outro patamar com essas aprovações de vacinas para humanos.”

Os dois pedidos foram protocolados em junho deste ano e tramitaram em regime de urgência. “O número de casos de dengue no Brasil aumentou em 70% do ano passado para cá. Nós tivemos de janeiro a agosto deste ano 693 mortes e 1,4 milhão de pessoas infectadas”, apontou Velini, a partir de dados do Ministério da Saúde. “É uma situação de absoluta emergência para produzir tecnologias. Acho que a resposta que a CTNBio deu ao analisar esses processos com rapidez e cuidado atende ao que a sociedade esperava.”

Veja a matéria completa.