quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Portal Nossa Ciência está no ar

JC-Notícias/SBPC
07.10.2015


Nordeste ganha novo canal de divulgação de ciência e tecnologia

Divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em universidades, centros e instituições de pesquisa da região nordeste do Brasil. Essa foi a ideia que motivou a criação e lançamento do portal Nossa Ciência (www.nossaciencia.com.br), que acaba de entrar no ar.

O conteúdo está organizado em 8 editorias – Política de C&T, Meio Ambiente, Inovação, Giro pelos Estados, Problemas e Soluções, Fazendo a Diferença, Física e outras coisas, Opinião. Além das matérias distribuídas nessas seções, o novo portal conta com as publicações de perfis de cientistas, entrevistas e agenda de eventos.

Na estreia do espaço os destaques são a entrevista com o ex-ministro Sergio Rezende; os resultados da pesquisa sobre leishmaniose realizada pela Fiocruz de Pernambuco e uma análise sobre o papel das comissões estaduais de C&T.

À frente do portal estão as jornalistas Mônica Costa, desde 2007 na Assessoria de Imprensa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e organizadora do livro “Ciência e Imprensa: convergências possíveis” de 2010; e Edna Ferreira, que já atuou no Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no programa de TV Globo Ciência e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).

Para as jornalistas, o portal quer atender o brasileiro que ainda é muito carente de informações sobre os fatos científicos do País, mas está cada vez mais conectado. “Divulgar é ajudar a educar, não só sobre ciência. Entendemos como fundamental que os meios de comunicação colaborem para a apropriação social do conhecimento científico ao cotidiano da sociedade brasileira com uma linguagem acessível e de fácil compreensão”, revelam as editoras.

Confira as novidades do portal em www.nossaciencia.com.br.