quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Sem Lei do Bem, empresas iniciam demissão em massa de cientistas da área de P&D

JC-Notícias/SBPC
08.12.2015

Pelo menos 100 especialistas  que estavam trabalhando na área de Pesquisa e Desenvolvimento de indústrias de TIC, em função da Lei do Bem (11.196/95) – muitos repatriados para tocarem projetos de Inovação – já foram demitidos em função de o governo manter a decisão de cortar o benefício fiscal em 2016

“É uma situação muito grave que estamos vivendo e estou falando só de São Paulo. São muitos profissionais de ponta sem emprego. Para onde eles vão? Vão sair do Brasil mais uma vez. Isso é perder cérebros num momento importante para um país que postula um lugar na Inovação”, lamenta o coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP), Marcelo Zuffo, entrevistado pelo Portal Convergência Digital, durante o Programa Roda Viva, da TV Cultura.

Zuffo quer uma mobilização da indústria e da academia por uma mudança de rumo no Governo. “É uma pena que o MCTI não tenha ninguém pensando uma política para manter cientistas no Brasil. A TV digital, por exemplo, é uma oportunidade para o Brasil conquistar um lugar no mundo. Hoje são mais de 500 milhões de telespectadores com o padrão brasileiro. E o que estamos fazendo? Vamos perder os nossos cientistas? O Brasil não sabe o que é uma política para TIC”, reclamou.

Continua.