terça-feira, 31 de maio de 2016

La aterradora escalada de estos niños para llegar a su escuela en China

Público
Europa Press
27.05.2016



Veja a matéria completa.


A Justiça no Brasil não é divina, é feminina - Estupro Coletivo no Rio de Janeiro

El País
Carla Jiménez
30.05.2016

Sai um delegado que desacredita uma vítima de 16 anos, violentada por no mínimo seis homens numa favela no Rio, mas que podem chegar a mais de 30. Entra uma delegada que se debruçou sobre o caso neste domingo, esticando o estudo de evidências recolhidas até então: o estupro coletivo está comprovado, afirmou Cristiana Bento. Pelo vídeo e pelo depoimento da adolescente. O seu antecessor no caso, Alessandro Thiers, saiu porque lhe faltou trato com a vítima, segundo o chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso. Durante coletiva de imprensa sobre o caso, Veloso foi questionado se o afastamento havia ocorrido por erros que o delegado pudesse ter cometido. “Nós não fazemos pré-julgamento”, respondeu o chefe da polícia.

Veja a matéria completa.

‘Estupro não é culpa da vítima’: as reações contra as agressões sexuais no Brasil

El País
VERNE 30.05.2016

Desde que foi revelado, na semana passada, o estupro de uma jovem de 16 anos por cerca de trinta homens no Rio de Janeiro, as reações não cessaram. Gravada em vídeo, a agressão sexual provocou vários comentários machistas nas redes sociais em que o vídeo foi publicado. As hashtags #30contra1e #estruponãoéculpadavitima são algumas das que reúnem mensagens de repúdio ao que aconteceu.

Veja a matéria completa.

Polícia prende dois suspeitos de terem participado de estupro coletivo

Jornal Nacional
30.05.2016

A polícia do Rio prendeu dois suspeitos de terem participado do estupro coletivo de uma adolescente. O comando das investigações trocou de mãos, nesta segunda-feira (30).
Horas depois de assumir o caso, a delegada Cristiana Bento pediu a prisão temporária de seis homens suspeitos de participarem do estupro.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


“É preciso adiar a Olimpíada: o zika vírus se espalhará por vias insuspeitas” - Amir Attaran, especialista contrário a realização das Olimpíadas no Rio

El País
José M. Abad Liñán
30.05.2016

Especialista canadense é o primeiro signatário de uma carta em que mais de 170 cientistas pedem à OMS e ao COI que alterem as datas ou a sede dos Jogos

Quais são as consequências de manter os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro diante da ameaça do zika vírus? Para os mais de 170 cientistas signatários de uma carta que alerta a Organização Mundial da Saúde sobre os riscos, a doença poderá se espalhar para lugares inesperados do planeta.

Veja a matéria completa.

Doenças transmitidas por insetos matam mais de um milhão por ano

JC-Notícias/SBPC
30.05.2016

Além dos óbitos, anualmente, registram-se bilhões de casos de patologias também transmitidas por insetos como malária, dengue ou febre-amarela

Os insetos são responsáveis pela transmissão de doenças que matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Além dos óbitos, anualmente, registram-se bilhões de casos de patologias também transmitidas por insetos como malária, dengue ou febre-amarela.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças transmitidas por insetos vetores representam 17% de todas as doenças infecciosas.

A malária, transmitida pelo mosquito Anopheles aegypti, infestou mais de 214 milhões de pessoas e matou 438 mil em 2015.

A Dengue, transmitida pelo Aedes aegypt, é a doença transmitida por mosquitos que mais tem crescido, tendo a sua incidência aumentado 30 vezes nos últimos 50 anos.

Os mesmos mosquitos provocam outras doenças, como a febre-amarela, o vírus do Rio Nilo, a chikungunya e o zika, que já fez mais de um milhão e meio de casos no Brasil e que os cientistas associam a casos de microcefalia congênita.

A transmissão do agente patogênico (parasita no caso da malária e vírus no caso da dengue ou do zika) ocorre através da picada do inseto e apenas as fêmeas picam, pois só elas se alimentam de sangue para produzirem ovos.

No mundo, existem cerca de 3,5 mil espécies de mosquitos e graças à globalização – viajam com os humanos em automóveis, caminhões, navios e aviões – estão espalhados por todo o mundo.

A maioria dos mosquitos, no entanto, não viaja longe sozinho. Se tiverem onde se alimentar e onde se reproduzir por perto, não se deslocam muito.

Repelente

Na sua fase imatura, os mosquitos são seres aquáticos, que eclodem e se desenvolvem em água parada, onde se alimentam de algas microscópicas e onde, por sua vez, servem de alimento para peixes. Quando adultos, servem como alimento para aves, morcegos e aranhas.

Desde a invenção do inseticida DDT em 1939, os humanos têm tentado acabar com os mosquitos, mas eles desenvolvem mecanismos de resistência a cada nova geração de veneno, tornando-se ainda mais fortes.

A entomologista do Instituto Pasteur de Paris Anna-Bella Failloux sentenciou: “simplesmente não conseguimos erradicar os mosquitos”.

Por isso, a solução é evitar ser picado, usando as técnicas disponíveis, como repelente e roupas largas e claras, recomenda a entomologista Carla Sousa, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Agência Brasil

OMS e ONU não têm recursos para lidar com o avanço do vírus zika

JC-Notícias/SBPC
30.05.2016

Organizações receberam somente cerca de 10% do dinheiro necessário para implementar programas de combate à doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) não têm dinheiro para implementar o plano que desenharam para frear o vírus zika. Dados divulgados nesta segunda-feira, 30, pelas entidades apontam que as organizações que deveriam se mobilizar contra a nova doença não contam com os recursos exigidos. De um total de US$ 53,3 milhões solicitados para enfrentar o vírus, foram levantados pouco mais de 10% do valor, cerca de US$ 5,7 milhões.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Una foto de un bebé ahogado ilustra la trágica semana vivida en el Mediterráneo por los refugiados

Publico
30.05.2016

Veja a matéria completa.

Unos 13.800 inmigrantes han sido rescatados en el Mediterráneo en la última semana

Publico
30.05.2016

La mayoría iban en embarcaciones hinchables, en botes de madera y pesqueros. ACNUR cifra en 700 los fallecidos por los naufragios

Veja a matéria completa.

Un pueblo suizo paga 260.000 euros para no acoger a diez refugiados

Publico
30.05.2016

Veja a matéria completa.

Investigação de estupro coletivo no Rio passa às mãos de uma delegada após pressão

El País
Camila Moraes
29.05.2016

A investigação sobre o caso da jovem de 16 anos violentada no dia 21 no complexo de favelas São José Operário, zona oeste do Rio, sofreu reviravolta neste domingo, 29, ainda que haja pouco avanço nas investigações propriamente ditas. Nem Alessandro Thiers, o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática que estava apurando o crime, nem a advogada da adolescente, Eloísa Samy, estão mais no caso. Thiers foi afastado após Samy pressionar por sua saída e acusá-lo de agir de forma “machista” e de haver constrangido a vítima durante depoimento. A advogada deixou a defesa da adolescente a pedido da família. A partir de agora quem está à frente da investigação é a delegada Cristiana Bento, titular da DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima).

Veja a matéria completa.

TransBrasil, o país dos sem nome

El País
Aline Torres
29.05.2016

O Brasil não é um só, mas uma parte de si é ódio. Entre 84 países, é o quinto que mais mata mulheres, é o 11° que mais mata jovens, principalmente, negros. Quase meio milhão de pessoas assassinadas nos últimos 13 anos. Indígena morre à bala, de fome, doença ou espera. No caso das trans, a minoria que, para uma parcela de líderes políticos e religiosos fere a moralidade e o manual papai e mamãe da família brasileira, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking: é o país que mais mata transexuais no mundo. A cada 21 horas há um assassinato, segundo a ONG internacional TGEU (Trans Murder Monitor Project). Morre-se por tiros, facadas ou espancamento.

Veja a matéria completa.

La contaminación obstruye las arterias coronarias

Tendências 21
UW/T21
26.05.2016

Un estudio realizado en seis ciudades de EE.UU., entre ellas Nueva York y Los Ángeles, ha demostrado que niveles de contaminación inferiores a los límites legales pueden aumentar el riesgo cardiovascular, al acumularse depósitos de calcio en las arterias del corazón.

Veja a matéria completa.

domingo, 29 de maio de 2016

Homem passa 2 anos plantando milhares de flores para que sua mulher cega possa cheirar

Rede TV!
17.02.2016



Sr. Toshiyuki Kuroki e Sra. Yasuko Kuroki


Veja a matéria completa.
Veja as imagens.


 
MARAVILHOSO!!!!!!
 
:)




via Monica Iozzi

“Efeito mineração” faz desmatamento na Mata Atlântica subir em Minas Gerais

O ECO
Daniele Bragança
25.05.2016

Minas Gerais é o estado que mais destruiu a Mata Atlântica no período de 2014 e 2015. É o que mostra a nova edição do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O documento aponta que a Mata Atlântica perdeu 18.433 hectares (ha) no ano passado, taxa 1% maior que a do período anterior, que registrou 18.267 ha. A destruição equivale a desmatar 4,6 vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca.

Veja a matéria completa.

A sociedade brasileira deve justiça a C.P. e às mulheres estupradas a cada 11 minutos no Brasil, por Luciana Araújo

Agência Patrícia Galvão
Luciana Araújo
26.05.2016


A notícia de que uma jovem de 16 anos foi estuprada por 33 homens, que tiveram ainda coragem para exibir sua ignomínia em um vídeo na internet (um dos agressores chegando a exibir o rosto), é daquelas que dilacera todas as mulheres. Porque cada uma de nós sabe que não está 100% segura ao sair de casa, em qualquer horário e com qualquer que seja a roupa, para qualquer lugar. Cada uma de nós já sentiu medo ao sair de casa. E também já sentimos medo ao ficar em casa e receber uma encomenda ou um prestador de serviço.

Muitas mulheres convivem com a marca do abuso dentro de casa, por pais, tios, primos, irmãos, enfim, homens nos quais devíamos poder confiar – em milhares de casos ainda na infância, em outros milhares pelos parceiros. Todas que usam transporte coletivo já tiveram medo de denunciar o cara que abusou de nós no ônibus, no metrô ou no trem, e depois descer sozinha, quem sabe com o agressor em seu encalço. Todas já tivemos medo de pegar um táxi à noite sozinha. A dor coletiva exposta desde ontem na internet, que levou o caso à mídia nacional e internacional, é tão profunda porque cada uma de nós sabe que “poderia ter sido eu”.

C.P. já havia sido estuprada antes. É mãe de uma criança de três anos de idade. O que significa que foi abusada aos 12, 13 anos. Sabe-se lá por quanto tempo.

Os veículos de mídia estão contribuindo em dar visibilidade ao caso. O que pode ajudar a que efetivamente o Estado aja para prender os que violentaram a menina no último fim de semana. Mas é preciso que cada jornalista, chefe de reportagem e editor reflitam sobre como estão atuando na divulgação do crime. Veículos reproduziram vídeos da tragédia. Outros reportaram o caso como “suposto estupro”, afirmaram que a jovem “diz ter sido estuprada”, que a avó da menina “diz que” ela sofreu um apagão enquanto era seviciada por 30 homens. Houve ainda os que relataram que o crime teria sido, como afirmaram os estupradores, uma “vingança” porque ela “teria traído o ex-namorado”, que se juntou a outros 30 amigos para praticar o estupro. E ainda houve veículos que reportaram que a menina é usuária de drogas há cerca de quatro anos e que, ainda de acordo com a avó da menina, “nunca teria sofrido abusos antes”.

Nenhuma linha sobre o fato de a menina ter sido mãe aos 13 ser a comprovação de que ela já havia sido estuprada antes – todo jornalista que se propõe a escrever sobre um caso de violência sexual deveria se informar sobre a lei que tipifica como crime de estupro de vulnerável qualquer relação sexual com menor de 14 anos, um crime hediondo e qualificado.

Na mídia também não vimos ou lemos nenhum questionamento sobre a hipótese do suposto uso de drogas pela vítima há exatamente o mesmo tempo em que ela é mãe ter alguma relação com o abuso sofrido anteriormente e que a levou à maternidade. As informações, assim jogadas, servem quase de “explicação” para ela ter sido brutalizada daquela forma, física e moralmente, pois o vídeo e fotos de seu corpo ensanguentado permanecerão para sempre na internet. Não, não era necessário reproduzir as imagens para ilustrar o relatado em textos. Esta é mais uma violação sofrida por C.P.

Poucos foram os veículos que pautaram o martírio desta menina como resultado de uma cultura de estupro da qual ela é unicamente vítima e da qual não tem NENHUMA responsabilidade.

À exceção de artigos de opinião, apesar dos protestos na web gritarem isso, nenhuma associação ao fato de que, no mesmo dia em que o caso veio a público, um ex-ator decadente que em 2014 disse em um programa televisivo transmitido em rede nacional ter estuprado uma mulher negra candomblecista foi recebido como especialista em educação pelo novo ministro da pasta.

Nenhum debate fora das páginas de opinião sobre como os projetos em tramitação nos legislativos nacionais que criminalizam o debate sobre as desigualdades de gênero nas escolas contribuem para que os jovens não sejam reeducados a aprender que mulheres não são um pedaço de carne à disposição da superioridade masculina. Aliás, também não se debateu que estupro não é sexo, é expressão de poder patriarcal, não à toa comumente usado como arma de guerra.

Poucos foram os veículos que lembraram que o presidente afastado da Câmara dos Deputados colocou em tramitação naquela Casa em 2013 um projeto que dificulta o atendimento a mulheres vítimas de estupro e o acesso ao abortamento previsto em lei. E se a jovem C.P. engravidar novamente depois desta tragédia? Se decidir por um aborto será condenada mais uma vez pela mesma sociedade que autoriza homens a se sentirem empoderados o suficiente para divulgar o crime de estupro recém-praticado na web (o segundo crime daquela noite de horror) e outros centenas a compartilharem o vídeo, rirem da vítima sem nenhuma compaixão e culpabilizarem o seu corpo ensanguentado pela violência sofrida.

Também não foi pauta da mídia até agora como a prevalência de dogmas religiosos sobre o Estado laico e a redução dos já parcos recursos destinados às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, assim como o rebaixamento do Ministério de Políticas para as Mulheres, contribuem para que outras jovens sejam vítimas da mesma barbárie que C.P. Como foi a jovem que na semana passada também sofreu estupro praticado em grupo na cidade de Bom Jesus do Piauí – município vizinho de Castelo do Piauí, onde no ano passado outra jovem morreu e outras três foram barbarizadas em episódio similar. Como a menina Araceli, cujos estupradores nunca foram punidos 43 anos depois do crime contra uma criança de 8 anos.

A C.P., sua família e seu filho somos obrigados a pedir desculpas por sermos essa sociedade que massacrou sua dolorida vivência nesta realidade. Mas, além disso, a sociedade brasileira, o Estado e a mídia em particular têm a obrigação de colocar essas discussões verdadeiramente no centro do debate midiático e de políticas públicas. É preciso dar um basta à cultura do estupro, que vitima uma mulher a cada 11 minutos no Brasil, segundo os registros divulgados pelo 9º Anuário de Segurança Pública, sendo que se estima que apenas 35% dos casos sejam registrados.

Luciana Araújo é jornalista na Agência Patrícia Galvão.

El 'gato' de Schrödinger, vivo y muerto en dos sitios al mismo tiempo

El Mundo
SINC/EL MUNDO
27.05.2016

El experimento podría tener aplicación en la computación cuántica


Veja a matéria completa.

Los daños de la desnutrición duran toda la vida y se transmiten a los hijos

SINC
26.05.2016

Debilita el sistema inmunológico de generaciones

Riesgo de infecciones y carencia de glóbulos blancos son algunos de efectos de una mala alimentación. Investigadores británicos aseguran que, incluso cuando se recupera una dieta saludable, las deficiencias se mantienen durante toda la vida y se transmiten a la descendencia a través de marcas epigenéticas en el ADN.

Veja a matéria completa.

sábado, 28 de maio de 2016

Cármen Lúcia, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), diz que caso de estupro coletivo é inadmissível



Nota da Ministra Cármen Lúcia na íntegra:

O gravíssimo delito praticado contra essa menor - mulher e, nessa condição, sujeita a todos os tipos de violência em nossa sociedade – repugna qualquer ideia de civilização ou mesmo de humanidade.

É inadmissível, inaceitável e insuportável ter de conviver sequer com a ideia de violência contra a mulher em nível tão assustadoramente hediondo e degradante. Não é a vítima que é apenas violentada. É cada ser humano capaz de ver o outro e no outro a sua própria identidade.

A luta contra tal crueldade é intensa, permanente, cabendo a cada um de nós - mais ainda juízes - atuar para dar cobro e resposta à sociedade contra tal chaga da sociedade. O que ocorreu não é apenas uma injustiça a se corrigir; é uma violência a se responsabilizar e a se prevenir para que outras não aconteçam.

Repito: a nós mulheres não cabe perguntar quem é a vítima: é cada uma e todas nós. Nosso corpo como flagelo, nossa alma como lixo. É o que pensam e praticam os criminosos que haverão de ser devida e rapidamente responsabilizados.

Ministra Cármen Lúcia - STF


via Correio do Povo

Advogada de jovem vítima de estupro pedirá saída de delegado do caso

G1 Rio
28.05.2016

A advogada Eloísa Samy disse que delegado deixou adolescente acuada durante depoimento.
Menor diz que foi estuprada por 33 homens em comunidade do Rio.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Rio de Janeiro teve média de 13 estupros por dia entre janeiro e abril deste ano

G1
Clara Velasco e Vanessa Fajardo
27.05.2016


Nesta semana, jovem de 16 anos foi vítima de estupro coletivo na capital.
Dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do estado.


O Estado do Rio de Janeiro teve uma média de 13 estupros por dia entre 1º de janeiro e 30 de abril deste ano. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança do Rio, foram registrados 1.543 casos de estupro no estado nos primeiros quatro meses de 2016. Ainda não há dados referentes ao mês de maio.

              
   Veja a matéria completa.


Veja também:

- Ministro da Justiça se reúne com Beltrame para alinhar investigação de estupro coletivo

Universidade Federal de Goiás (UFG) pode excluir alunos em caso de elo com lista de 'pegação', diz reitor

G1 GO
27.05.2016

Universidade vai abrir sindicância para apurar envolvimento de estudantes.
Ranking avalia beleza, cor e estado civil das participantes do InterUFG.

A reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) informou nesta sexta-feira (27) que se for comprovado envolvimento de alunos da instituição com a lista que atribui pontos para cada tipo de mulher que os alunos "pegarem" durante os Jogos Internos da universidade, o InterUFG, os mesmos poderão ser excluídos de seus cursos. O reitor Orlando Amaral disse que uma sindicância vai investigar o caso.

Veja a matéria completa.

Refugiados são retirados de Idomeni sem saber para onde vão

Médicos Sem Fronteiras
27.05.2016

"Vamos ser claros, isso não pode ser considerado relocação voluntária, na medida em que essas pessoas não tiveram escolha, não receberam informação adequada e a assistência no acampamento foi drasticamente cortada", disse Loïc Jaeger, coordenador de MSF.

Grécia

Na medida em que a evacuação do campo de Idomeni continua, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) denuncia a relocação forçada de milhares de refugiados, a falta de informação provida acerca de seu destino e as restrições impostas à assistência humanitária durante esse processo. MSF pede que as autoridades gregas garantam que a assistência adequada e contínua seja assegurada durante o processo de movimentação das pessoas de campos informais a novas localidades.

"As pessoas não estão sendo informadas para onde estão indo, e isso é além de inaceitável. Elas precisam ser capazes de tomar decisões fundamentadas e precisam receber informação exata para tanto", diz Michele Telaro, coordenador de projeto de MSF em Idomeni. "Essas pessoas já fugiram de conflitos, violência e passaram mais de dois meses em meio a condições inaceitáveis em Idomeni. A alternativa ao desumano não deveria ser o desconhecido e a incerteza."

Veja a matéria completa.

Grécia: MSF pede abertura imediata dos centros de detenção

Médicos Sem Fronteiras
18.05.2016

Refugiados e migrantes estão detidos arbitrariamente e em condições deploráveis

Grécia

Dois meses depois da assinatura do acordo entre União Europeia e Turquia, a situação dos migrantes encarcerados nas ilhas gregas continua a se deteriorar. A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) reitera que as condições nesses centros de detenção são abjetas e pede sua abertura imediata. Desde o dia 20 de março, refugiados que chegam às ilhas gregas são enviados a centros de detenção. Entre eles, há mulheres, crianças e dezenas de menores desacompanhados, para os quais não existe nenhuma medida de proteção específica.

Veja a matéria completa.

Buscando vida extraterrestre desde el jardín de casa

Tendencias 21
Javier Molina
26.05.2016

Tecnologías recientes están haciendo que, cada vez más, esta búsqueda se extienda y generalice

Desde tiempos inmemoriales se rastrea la cúpula celeste intentando averiguar si estamos solos en el cosmos. Tecnologías recientes están haciendo que, cada vez más, esta búsqueda se extienda y generalice. La última está basada en los láseres de estado sólido. Por Javier Molina.

Veja a matéria completa.

Semillas fundamentales para la vida en la 'cuna' de las estrellas

El Mundo
Marcos Barajas Diego
27.05.2016
 
Descubren por primera vez una molécula que juega un papel clave en la formación del ADN en regiones donde se forman estrelas
 


sexta-feira, 27 de maio de 2016

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Vídeo de estupro publicado na internet leva a investigação de abuso sexual coletivo




 
 
 
 
Cadeia para todos!!!!!!
Canalhas!!!!!!
Seres abjetos!!!!!!!!!!!!!


Veja também:
Polícia pede informações
sobre vítima de estupro coletivo
 
 

Descubren estructuras neandertales en una cueva subterránea de Francia

SINC
25.05.2016

Un grupo internacional de investigadores descubre en las profundidades de la cueva francesa de Bruniquel hasta 400 estalagmitas colocadas de forma intencionada en un círculo por los neandertales hace unos 176.000 años. Junto a esta composición, se hallaron restos de fuego que prueban que estos homínidos dominaban la técnica antes de la llegada del hombre moderno hace 40.000 años. Sin embargo, aún se desconoce el uso que los neandertales le dieron a estas enigmáticas estructuras.

Antes de la llegada del Homo sapiens a Europa, los neandertales exploraban el viejo continente en busca de cuevas en las que protegerse del clima y de depredadores como los osos. Uno de estos lugares es la caverna de Bruniquel –al sureste de Francia– en la que, desde 1990, se han encontrado numerosos huesos y marcas del paso de estos homínidos.

Uno de esos hallazgos es descrito ahora en la revista Nature. A 336 metros de profundidad, los investigadores hallaron hasta 400 estalagmitas cortadas y acumuladas en cuatro anillos, y en torno a las cuales se han detectado restos de fuego. Para el equipo esto no parecía una casualidad.

Al datar su antigüedad, los expertos calculan que esta composición tiene unos 176.000 años, periodo que corresponde con la presencia de los primeros neandertales (Homo neanderthalensis) en Europa, y unos 140.000 años antes de la llegada del hombre moderno al continente.

"Hemos realizado cerca de 15 dataciones y todas apuntan a 175.000-176.000 años de antigüedad, y esto se debe a la calcita que recubre estas estructuras, que es un material muy antiguo. Pero en Europa, en esas fechas, solo vivía una especie del género Homo, los neandertales. Solo pueden haberlo hecho ellos", explica a Sinc Jacques Jaubert, coautor del trabajo y profesor de Prehistoria en la Universidad de Burdeos en Francia.

Veja a matéria completa.
Veja as imagens.
Veja o vídeo.



Veja no Tendências 21, matéria publicada em setembro de 2014:
Primera prueba de arte rupestre realizado por neandertales

Pelo menos 24 defensores de direitos humanos foram mortos no Brasil em 4 meses, diz comitê

EcoDebate
Camila Boehm, da Agência Brasil
25.05.2016

Pelo menos 24 defensores de direitos humanos foram assassinados no Brasil nos quatro primeiros meses deste ano. Desses, 21 defendiam direitos agrários e faziam parte de movimentos e organizações de luta pela terra.

Os dados foram levantados pelo Comitê Brasileiro de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos – grupo formado por entidades da sociedade civil, como a Artigo 19, Justiça Global, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O levantamento foi enviado, por meio de denúncia, à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização de Estados Americanos (OEA) com o objetivo de pressionar o governo brasileiro na proteção dos defensores e na responsabilização dos culpados pelos crimes. O primeiro documento foi encaminhado às organizações no dia 8 de março. Mas dois foram enviados nos dias 11 e 27 de abril, totalizando o relato de 22 mortes.

É a primeira vez que o comitê faz o levantamento, por isso não há dados do ano passado. Em todo o ano de 2015, foram registrados 50 assassinatos no país relacionados a conflitos fundiários, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que faz o monitoramento desde 1985. De acordo com a CPT, 90% dos casos ocorreram nos estados do Maranhão, Pará e de Rondônia.

Continua.

Agroecossistema. A interação e os relacionamentos de todas as partes do sistema alimentar. Entrevista especial com Steve Gliessman

Instituto Humanitas Unisinos
22.05.2016

“Agroecologia é muito mais do que as práticas agrícolas, é a interação e os relacionamentos de todas as partes do sistema alimentar. É um conjunto de princípios de ação, não apenas um conjunto de práticas para a produção”, pontua o pesquisador americano.

Podemos conceber a ideia de sistema alimentar como o fluxo que se estabelece entre quem precisa comer e quem gera os alimentos, envolvendo agentes desde a produção, o plantio, o cultivo e a colheita no campo, passando pelo processamento, industrialização ou beneficiamento, até a venda e o consumo desses produtos [1]. Entretanto, percebemos uma banalização dessas relações no modo de vida da sociedade atual, baseada no capitalismo. “A agricultura veio a se concentrar principalmente em aumentar o rendimento e intensificar o processo. Virou um negócio, em vez de um meio de sustento, perdendo, nessa evolução, seu fundamento ecológico original”, classifica Steve Gliessman, professor de Agroecologia do Departamento de Estudos Ambientais da Universidade da Califórnia. É por isso que defende o regaste do conceito ecológico de produção e consumo de alimentos. Assim, compreende que “agroecologia é muito mais do que as práticas agrícolas, é a interação e os relacionamentos de todas as partes do sistema alimentar. É um conjunto de princípios de ação, não apenas um conjunto de práticas para a produção”.

Continua.

Reação inesperada

Revista Pesquisa FAPESP
BRUNO DE PIERRO | ED. 243 | MAIO 2016

Guido Carlos Levi - Infectologista diz que a recusa à vacinação se tornou fenômeno das classes mais altas e intelectualizadas no Brasil

Aos 74 anos de idade, o infectologista paulista Guido Carlos Levi dedica parte do seu tempo a esclarecer dúvidas de pessoas que ainda desconfiam dos benefícios das vacinas. Na semana em que recebeu a reportagem em seu consultório na capital paulista, teve de convencer a duras penas uma mulher de 85 anos, que jamais havia sido vacinada, a se imunizar contra a gripe a fim de evitar o vírus H1N1. Ela estava acompanhada do marido, que recorreu ao médico na esperança de que ela mudasse de ideia. Referindo-se a vacinas como um “veneno sujo”, a mulher finalmente capitulou ante as explicações de Levi. “Contei a ela que, graças às vacinas, foi possível erradicar doenças como a varíola, que matou milhões de pessoas na Europa e nas Américas”, diz. A rejeição às vacinas é tema do livro Recusa de vacinas – Causas e consequências, publicado por Levi em 2013. Historicamente associada a populações pouco esclarecidas, a resistência mudou de perfil e hoje se tornou um fenômeno das classes sociais mais altas, segundo o médico. “Trata-se da população que tem mais acesso a tratamentos alternativos, como a homeopatia ou a medicina antroposófica, que muitas vezes não recomendam a vacinação.”

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Mundo pode aquecer até 9,5 graus

Observatório do Clima
O Eco
Claudio Angelo
24.05.2016

Nove graus Celsius e meio. É isso o que a Terra poderá esquentar nos próximos 250 a 300 anos caso a humanidade resolva torrar todas as reservas de combustíveis fósseis existentes. Claro, esta seria a média: o Ártico, mais sensível, esquentaria até 19,5ºC. E o centro-sul do Brasil, que já aqueceu mais do que o resto do mundo, poderia chegar quase lá.

Veja a matéria completa.

Grécia inicia evacuação do campo de refugiados de Idomeni

El País
María Antonia Sánchez-Vallejo
24.05.2016

Dois dias depois de superar a última prova do Parlamento, que aprovou o enésimo pacote de ajustes para obter o aval do Eurogrupo à revisão do terceiro resgate, o Governo da Grécia iniciou a evacuação do acampamento informal de refugiados de Idomeni, na fronteira grega com a Antiga República Iugoslava da Macedônia (FYROM, na sigla em inglês) e transformado, desde o final de fevereiro, em um estacionamento de seres humanos após o fechamento da rota balcânica.

Veja a matéria completa.

MP recomenda que Samarco não tenha autorização para operar

Jornal Nacional
24.05.2016

Multas somam R$ 472 milhões, mas mineradora ainda não pagou nada.
Para famílias de vítimas, sensação é de impunidade

A tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Samarco, que pertence à Vale e à
BHP completou mais de 200 dias. Mesmo tanto tempo depois, ainda há lama poluindo os rios da região. Os moradores cobram punição para os responsáveis.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Arroz, Feijão e Corrupção - Conexão Repórter - Roberto Cabrini

SBT
22.05.2016

No Conexão Repórter desta semana, 22 de maio, Roberto Cabrini traz o documentário "Arroz, Feijão e Corrupção". Da Operação Lava- Jato ao caso Collor e PC Farias; Das fraudes na merenda aos trambiques no comércio; Do senador que sabe demais ao homem poderoso  do sertão, que deixa em casa a lancha do município que poderia salvar vidas. (Via site do SBT)

Assista ao programa.

Fenômenos naturais deslocaram 19,2 milhões de pessoas em 2015, alerta escritório da ONU

JC-Notícias/SBPC
24.05.2016

Número representa quase 70% do total de deslocados internos do mundo registrado em 2015

Fenômenos naturais forçaram 19,2 milhões de pessoas a abandonarem seus lares em 2015. O contingente representa quase 70% do total de deslocados internos – 27,8 milhões – que se viram obrigados a fugir dos lugares onde moravam por conta de conflitos, violência ou desastres naturais ao longo do ano passado.

Os números foram divulgados na semana passada (12) pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) em relatório que apresenta um panorama do deslocamento interno global e de suas causas.

O documento alerta para os fatores de risco de desastres associados a processos lentos de alteração ambiental, tais como secas, elevação do nível do mar e desertificação — fenômenos provocados pelas transformações do clima. Ameaças climáticas foram responsáveis por 14,7 milhões de deslocamentos.

“A maioria dos deslocamentos ocasionados por desastres naturais ocorreu devido a eventos climáticos extremos, que aconteceram em um ano com um número recorde de secas, inundações e grandes tempestades tropicais”, continuou Glasser, lembrando que grande parte disso foi causada por um forte El Niño registrado em meio a mudanças climáticas cada vez mais maiores.

Para Glasser, diante desse cenário, é necessário o desenvolvimento de um sistema capaz de melhorar a gestão de risco de desastres a nível local, a fim de evitar o deslocamento de pessoas nesta escala.

“Isso significa melhorar alertas precoces, proporcionar habitação de baixo custo em locais seguros e fazer todo o possível para reduzir o número de pessoas afetadas por catástrofes, segundo o que foi acordado pelos Estados-membros no Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, no ano passado”, ressaltou.

O Marco é um plano global para reduzir as ameaças de catástrofe adotado pelos Estados-membros das Nações Unidas em 2015, durante uma conferência mundial em Sendai, no Japão.

O acordo estabelece metas para a redução da mortalidade relacionada a desastres, assim como para a diminuição do número de pessoas afetadas, dos danos à infraestrutura e das perdas econômicas.

ONU

Leia também:

Valor Econômico – Dano ao ambiente está entre as maiores causas de morte, diz a ONU

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.

Sociedade Brasileira de Física divulga manifesto contra fusão do MCTI com Comunicações

JC-Notícias/SBPC
24.05.2016

“Cada vez mais a CT&I no País deve ser reforçada, ainda mais em um cenário de crise, cuja superação depende crucialmente de um maior desenvolvimento científico e tecnológico”, ressalta a nota

Leia o manifesto abaixo:

Manifestação da Sociedade Brasileira de Física contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações

A fusão entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério das Comunicações, decidida pelo governo interino, é uma medida que pode ter consequências lesivas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País. 

A Sociedade Brasileira de Física se soma à manifestação da SBPC, da ABC e de diversas outras sociedades científicas, acadêmicas e da sociedade civil que é contrária a esta fusão pelas razões expostas em seu manifesto público. 

Ressaltamos que, mais importantes do que mudanças administrativas, são a liberação de recursos adequados para a ciência e tecnologia e a continuidade dos programas de qualidade nesta área. 

Cada vez mais a CT&I no País deve ser reforçada, ainda mais em um cenário de crise, cuja superação depende crucialmente de um maior desenvolvimento científico e tecnológico, como tem mostrado o exemplo de diversos países mais avançados.

Sociedade Brasileira de Física
 
Jornal da Ciência

Proliferação do zika é resultado da política dos anos 70 contra o Aedes, diz OMS

JC-Notícias/SBPC
24.05.2016

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, disse que a epidemia de zika na América Latina e no Caribe se revela como uma consequência extrema de falhas na tentativa de prover acesso universal a políticas de planejamento familiar

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou ontem (23) que a proliferação do vírus zika, o ressurgimento da dengue e a ameaça emergente da febre chikungunya são o preço a ser pago pelo mundo por uma política fracassada adotada nos anos 70 e que deixou de lado o controle de mosquitos.

Durante cerimônia de abertura da 69ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde, Chan disse ainda que a epidemia de zika na América Latina e no Caribe se revela como uma consequência extrema de falhas na tentativa de prover acesso universal a políticas de planejamento familiar.
Segundo a diretora-geral, a região registra a maior taxa de gestações não planejadas em todo o mundo.

“No caso do zika, fomos novamente pegos de surpresa, sem nenhuma vacina confiável ou testes de diagnóstico amplamente disponíveis. Para proteger as mulheres em idade fértil, tudo o que podemos oferecer são conselhos. Evitem picadas de mosquito. Prorroguem a decisão de engravidar. Não viajem para áreas onde há transmissão contínua do vírus.”
“A confirmação de uma ligação causal entre a infecção e a microcefalia transformou o perfil do zika de uma doença considerada leve a um diagnóstico devastador para mulheres grávidas e uma ameaça significativa para a saúde global”, concluiu a diretora da OMS.

Agência Brasil



terça-feira, 24 de maio de 2016

Yoga para Aliviar Dores no Nervo Ciático - 4 posturas
Amanda Dreher





Cortes na saúde em tempo de crise elevam risco de epidemias, dizem especialistas

JC-Notícias/SBPC
22.05.2016

O professor de economia política e sociologia da Universidade de Oxford, o inglês David Stuckler, explica que, desempregados, os trabalhadores e suas famílias são desvinculados de planos de saúde privados e há aumento da demanda na rede pública, que precisa estar preparada

Cortes no Sistema Único de Saúde (SUS) colocam em risco a saúde da população, afirmam especialistas que participaram, na noite de ontem (22), da abertura da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, em Curitiba. Segundo eles, a demanda pelo sistema público aumenta em épocas de crise econômica, como a que passa o Brasil, ao mesmo tempo em que as políticas sociais sofrem desinvestimentos por causa das medidas de austeridade.

O professor de economia política e sociologia da Universidade de Oxford, o inglês David Stuckler afirmou que, paradoxalmente, é na recessão que os governos mais devem investir em saúde. Com base em pesquisas nos últimos anos, ele alertou que o desinvestimento em épocas de menor crescimento coincide com a volta de epidemias e aumento de casos de suicídio. “O perigo é como os políticos respondem a isso [recessão]. Quando fazem cortes profundos, podem transformar adversidades [econômicas] em epidemias”, completou. Ele explica que, desempregados, os trabalhadores e suas famílias são desvinculados de planos de saúde privados e há aumento da demanda na rede pública, que precisa estar preparada.

Autor do livro Por que a Austeridade Mata? O Custo Humano das Políticas de Cortes, o professor de Oxford classificou de desastre a crise econômica grega de 2010. Segundo ele, em determinado momento, os profissionais de saúde ficaram sem material básico, como luvas e álcool. Lá, o impacto de corte em políticas de saúde resultou num surto de aids e de malária. “Para economizar, não gastaram com spray de mosquito, o que se traduziu na maior epidemia de malária em três décadas”, completou.

O coordenador do Comitê Científico da Conferência Mundial de Promoção da Saúde, Marco Akerman, reforçou que são “cristalinas” as evidências científicas de piora da situação de vida das pessoas, após cortes em áreas sociais. “Se a gente seguir o caminho da Grécia, e o ministro [interino, da Saúde] Ricardo Barros, citou esse caminho, estaremos muito mal”, afirmou ele, que é professor da Universidade de São Paulo.

Há uma semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros – deputado pelo PP do Paraná – declarou que o tamanho do SUS precisa ser revisto e que o Estado não tem condições de arcar com todos os direitos previstos na Constituição. Dois dias depois, ele negou que o SUS será afetado por corte de verbas.
A preocupação dos especialistas com cortes no SUS foi agravada depois do anúncio, em março, pela presidente Dilma Rousseff, da retirada de cerca de R$ 2 bilhões da saúde em 2016.

Continua.

Ciência, tecnologia e inovação: não ao retrocesso

JC-Notícias/SBPC
23.05.2016

Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília e membro da Academia Brasileira de Ciências, comenta cortes nos orçamentos das Pastas da CT&I e da educação

Em 2011, em uma entrevista, o então presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis indagado sobre “Qual a dimensão de nosso atraso científico em comparação aos países desenvolvidos?”, respondeu: “Europeus e americanos descobriram séculos atrás o valor da ciência, algo que os brasileiros só recentemente começaram a perceber. Pode-se dizer que os países mais desenvolvidos foram moldados por esse DNA. Neles, a elite sempre reconheceu a importância da escola e da propagação do conhecimento, o que a motivou, no decorrer do tempo, a destinar grandes somas de dinheiro a instituições de ensino. Com base nas últimas décadas, dá para afirmar que o Brasil avançou de modo relevante, formando pesquisadores de alto gabarito em diversas áreas. Só que ainda precisa despir-se de certo conservadorismo para acelerar o passo”.

Continua.

Ibama descobre garimpo 'gigante' de minério dentro de reserva, em RO

Do G1 RO e da Rede Amazônia
Jonatas Boni e Maríndia Moura
24.05.2016

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou e desativou um garimpo "gigante" dentro da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, a cerca de 100 quilômetros de Porto Velho. De acordo com os fiscais que participaram da operação, iniciada no domingo (22), a área devastada pelos garimpeiros já corresponde a 1 mil campos de futebol.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Campanha quer definir o que um professor pode dizer ou não em aula

Fantástico
22.05.2016

Projeto gera polêmica. Campanha, que já virou lei em algumas cidades, quer controlar o que se ensina na escola.

Veja o vídeo.

Identifican el primer organismo eucariota sin mitocondrias capaz de vivir sin oxígeno

Tendencias 21
Anabel Paramá Díaz
23.05.2016

El hallazgo cuestiona una de las bases más importantes de la biologia

Un grupo multidisciplinar de investigadores ha identificado el primer organismo eucariota sin mitocondrias capaz de vivir en ambientes carentes de oxígeno. El hallazgo, fruto de la evolución, pone en cuestión una de las bases más importantes de la biología. Por Anabel Paramá.

Veja a matéria completa.

Los árboles fijan el nitrógeno del aire gracias a las bacterias que viven en sus ramas

Tendencias 21
UW/T21
23.05.2016

Un estudio demuestra que la asociación no es exclusiva de las raíces de las leguminosas

Microbiólogos del noroeste de EE.UU. han demostrado que los álamos y sauces silvestres que viven en zonas rocosas con escasez de nitrógeno albergan bacterias en sus ramas que fijan el de la atmósfera. Hasta ahora se pensaba que esta asociación con las bacterias se realizaba sólo en las raíces de leguminosas.

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aeronáutica libera gravações de diálogos da 'noite oficial dos óvnis'

Fantástico
22.05.2016

Ouça o áudio dos diálogos entres torres de comando de São José dos Campos, São Paulo e Brasília e a Defesa Aérea, sobre perseguição de óvnis.

Trinta anos depois, o Fantástico teve acesso às gravações de áudio do episódio que ficou conhecido como “A noite oficial dos óvnis”. Em maio de 1986, o ministro da Aeronáutica convocou uma coletiva para anunciar que a FAB perseguiu sem sucesso 21 óvnis sobre a região de São José dos Campos (SP).

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Arquitectura para hogares extraterrestres

El Mundo
TERESA GUERRERO
22.05.2016

Propuestas para construir viviendas en la Luna y en Marte

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


domingo, 22 de maio de 2016

Los antibióticos afectan a la memoria y al crecimiento de nuevas neuronas

Tendencias 21
EurekAlert!/T21
20.05.2016

Un estudio muestra la relación entre el cerebro, el sistema inmune y el intestino

Investigadores de Alemania han demostrado en ratones que los antibióticos que matan bacterias del intestino también detienen el crecimiento de nuevas células cerebrales en el hipocampo, una región del cerebro relacionada con la memoria. Un tipo de glóbulo blanco comunica el cerebro, el sistema inmune y el intestino. Sin embargo, un tratamiento probiótico y el ejercicio físico recuperan la memoria y la neurogénesis.

Veja a matéria completa.

O ar que respiramos e a água nossa de cada dia

JC-Notícias/SBPC
20.05.2016

De 2008 a 2013, a poluição na atmosfera urbana cresceu 8% em 795 cidades de 67 países, afirma Washington Novaes em artigo no Estadão

Sabe o eventual leitor o que há de novo no ar urbano que respira? Sabe a que riscos está exposto? E sabe a que estão possivelmente sujeitas mais de 1 bilhão de pessoas moradoras em áreas costeiras, segundo novo relatório da organização Christian Aid? Já o estudo sobre o ar urbano da Organização Mundial de Saúde (OMS-ONU) divulgado há poucos dias (Eco-Finanças, 16/5) confirma aquilo que 80% das pessoas que vivem em áreas urbanas, inclusive no Brasil, sentem no seu próprio corpo todos os dias: o baixo nível da qualidade do ar, inferior ao mínimo recomendado pela OMS.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Queda no preço do petróleo estimula uso de carrões nos Estados Unidos

Jornal Nacional
22.05.2016

Nos Estados Unidos, a gasolina está custando hoje a metade do preço cobrado nas bombas há dois anos. É que lá o preço cai quando a oferta de petróleo aumenta. E o sonho americano já pode ser visto nas ruas: os famosos carrões. Mas isso virou um problema para o meio ambiente, como mostra o correspondente Alan Severiano.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Envases de plástico fabricados en Corea liberan nanopartículas de plata nocivas

SINC
19.05.2016

Las nanopartículas de plata que contienen algunos táperes y recipientes de plástico producidos en Corea y comercializados en el mercado asiático se transfieren a los alimentos, según revela un estudio en el que participa la Universidad Complutense de Madrid. Estos productos, cuya venta está prohibida en Europa por contener esas nanopartículas perjudiciales para la salud, registraron una mayor liberación de estos componentes cuando el almacenamiento se prolongaba en el tempo.

Veja a matéria completa.

Exercício físico intenso pode antecipar morte de células do sistema imunológico

Agência FAPESP
Diego Freire
11.05.2016

Diego Freire  |   Agência FAPESP – Pesquisadores descobriram que o exercício físico intenso pode acelerar o processo de apoptose – a morte celular programada – dos neutrófilos, células do sistema imunológico.

Importante para o equilíbrio do funcionamento do organismo, a apoptose é um mecanismo que deve ocorrer de forma ordenada – do contrário, há danos à saúde, como quando células tumorais, que deveriam morrer naturalmente, persistem.

Veja a matéria completa.

Os micróbios de seu estômago afetam sua saúde mental

El País
Daniel Mediavilla
21.05.2016

Estudos recentes mostram a relação entre a diversidade de bactérias que vivem no intestino humano e doenças como a depressão e a ansiedade

Até pouco menos de uma década atrás, mudar o comportamento de uma pessoa com um transplante de fezes pareceria uma loucura. E não é algo que ocorrerá amanhã, mas as pesquisas com animais sugerem que talvez não seja uma ideia tão descabida. O que é averiguado nos laboratórios sobre a influência das bactérias que vivem em nosso intestino indica que elas não desempenham somente tarefas fundamentais para a saúde de nosso estômago. Influem também no estado do cérebro.

Veja a matéria completa.

sábado, 21 de maio de 2016

Quadrilha que desviava remédios movimentava R$ 400 mil, diz Gaeco//Gaeco abrirá nova investigação de esquema de desvio de medicamentos

TV TEM
19.05.2016

Quinze pessoas foram denunciadas e 12 presas nesta quinta-feira (18).
Grupo revendia medicamentos de alto custo e participava de licitações.


Os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Bauru (SP) estimam que a quadrilha que desviava e comercializava ilegalmente medicamentos de alto custo, presa nesta quinta-feira (19), movimentava cerca de R$ 400 mil por mês e atuava há cerca de dois anos.

O esquema envolvia integrantes de 12 cidades paulistas e de Goiânia (GO). Quinze pessoas foram denunciadas no esquema e 12 foram presas na operação do Gaeco em conjunto com a Polícia Militar e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Pedido básico:
Socoooooooroooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli



TV TEM
20.05.2016

Ramificações foram identificadas a partir dos depoimentos da quadrilha.
Doze pessoas foram presas, seis delas na região de Bauru (SP).

O Gaeco de Bauru, grupo do Ministério Público de repressão ao crime organizado, vai abrir nova investigação para apurar ramificações do esquema que fraudou milhões em notas fiscais de medicamentos de alto custo. Doze integrantes da quadrilha que operava o esquema foram presos na quinta-feira (19) em uma operação do Gaeco em parceria com a Anvisa e o serviço de inteligência da Polícia Militar.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Pedido básico:
Socoooooooroooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli


Litorais de Marte foram atingidos por tsunamis de 120 metros

El País
Nuño Domínguez
19.05.2016

Há décadas se considera que bilhões de anos atrás o Planeta Vermelho foi azul, como a Terra. Muitos estudos trazem provas de que a região norte daquele planeta abrigou um grande oceano. No ano passado, uma análise feita pela NASA da composição química da atmosfera afirmava que havia água suficiente para ocupar todo o planeta. O maior problema a depor contra essa hipótese é que nenhuma das missões espaciais que visitaram a região do antigo oceano encontraram nem sequer alguma marca da linha do seu litoral, como seria de esperar.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada corre o risco de fechar

JC-Notícias/SBPC
20.05.2016

Impa é ganhador de alguns dos prêmios mais importantes de matemática. Contrato com o Governo Federal termina no final deste mês

Os diretores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, estão preocupados com o futuro. O contrato com o Governo Federal termina no fim deste mês. O Instituto é ganhador de alguns dos prêmios mais importantes de matemática.

Veja o texto na íntegra: Jornal Hoje/G1

Rombo nas contas da União deve ser de R$ 170 bilhões em 2016

Jornal Nacional
20.05.2016

Previsão recorde será enviada ao Congresso na próxima semana.
Meta anterior era de superávit de R$ 24 bilhões.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Samarco quer retomar mineração na região de Mariana

Jornal Nacional
19.05.2016

O Ministério Público declarou que não é contra retomada, mas impôs que mineradora resolva antes todas as pendências decorrentes do rompimento da barragem.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Ciclovia do Rio de Janeiro tinha que ser 12 vezes mais resistente

Jornal Nacional
20.05.2016

Relatório da consultoria contratada pela prefeitura concluiu que ciclovia teria que ser 12 vezes mais resistente pra suportar onda que provocou desastre.

Neste sábado (21) faz um mês que duas pessoas morreram no desabamento de um trecho da ciclovia da Niemeyer, no Rio de Janeiro. Um relatório da consultoria contratada pela prefeitura concluiu que a ciclovia teria que ser 12 vezes mais resistente pra suportar a onda que provocou o desastre.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

Para o meu pai, seu Domingos Chiarelli, que faria
103 anos hoje

Altamiro Carrilho - Flor Amorosa






Viva o Kikizinho!!!!
 
\o/
 
Viva a Vila Tibério!!!!

\o/

Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

 

Aspirina tomada imediatamente após pequeno derrame pode reduzir risco de 2º derrame

BBC-Brasil
Smitha Mundasad
19.05.2016

O tratamento com aspirina imediatamente depois de um pequeno derrame pode reduzir o risco de um derrame mais grave em pacientes ou diminuir a gravidade desta segunda ocorrência, afirmou um grupo de pesquisadores europeus.

Veja a matéria completa.

'Superbácterias matarão uma pessoa a cada 3 segundos em 2050'

BBC-Brasil
James Gallagher
19.05.2016

Superbactérias irão matar uma pessoa a cada três segundos em 2050 se medidas não forem tomadas imediatamente, de acordo com o relatório encomendado pelo governo britânico e divulgado nesta quinta-feira.
O estudo, encomendado pelo governo britânico e liderado pelo economista Jim O'Neill, criador do termo Bric, sugere um plano que requer bilhões de dólares de investimento para impedir que a medicina "seja levada de volta à idade das trevas".

Veja a matéria completa.

Derretimento de geleira na Antártida pode elevar oceanos em até 2 metros

JC-Notícias/SBPC
19.05.2016

A geleira Totten, que derrete rapidamente no lado leste da Antártida, poderá elevar os oceanos em até dois metros e é possível que ultrapasse, em breve, um “ponto crítico” sem retorno, alertaram pesquisadores nesta quarta-feira (18)

Até agora, os cientistas se preocupavam, principalmente, com as plataformas de gelo da Groenlândia e do oeste da Antártida como perigosos gatilhos da elevação do nível dos oceanos.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fóssil de 1,5 bilhão de anos muda história do início da vida na Terra

JC-Notícias/SBPC
19.05.2016

Organismos multicelulares teriam surgido no planeta muito antes do que se pensava

Em algum momento da História da Terra, a vida deu um salto, deixando a solidão da existência unicelular para formar organismos multicelulares, mais complexos por natureza. Por que, como e quando isso aconteceu, no entanto, são perguntas cujas respostas ainda permanecem em grande parte um mistério para os cientistas, e agora um conjunto de fósseis encontrado na China vem aumentar mais as dúvidas quanto à última questão. Segundo seus descobridores, esses restos indicam que o aparecimento da vida multicelular, ainda que estruturada de forma muito simples, teria acontecido quase 1 bilhão de anos antes do que se pensava.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Los árboles 'duermen' por la noche

Tendencias 21
Universidad Técnica de Viena/T21
18.05.2016

Científicos europeos observan movimientos de hasta diez centímetros en ejemplares de 5 metros de alto

Científicos de Austria, Finlandia y Hungría han demostrado que los árboles se mueven durante la noche, es decir, que 'duermen'. En concreto, han observado movimientos de hasta diez centímetros, en árboles de 5 metros de alto, utilizando láser, que no altera el sueño de las plantas, a diferencia de la fotografía convencional.

Veja matéria competa.

Crise faz Estado de São Paulo repassar menor valor em 7 anos para USP, Unesp e Unicamp

JC-Notícias/SBPC
19.05.2016

As três universidades receberam R$ 2,89 bi entre janeiro e abril, menor valor desde 2009; cota fixa do ICMS é a principal fonte de recursos

O governo do Estado de São Paulo vive a pior queda de receita em 13 anos e, com isso, as três universidades paulistas receberam no primeiro quadrimestre o menor repasse de dinheiro em sete anos. Juntas, as instituições receberam R$ 2,89 bilhões entre janeiro e abril, menor valor para o período desde 2009, quando o repasse foi de R$ 2,77 bilhões, em valores corrigidos pela inflação. O cenário de crise já levou as universidades a intensificar uma série de cortes de despesas e a adiar reformas.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Rombo nas contas públicas para 2016 deve chegar a R$ 200 bilhões

Jornal Naconal
19.05.2016

Na próxima segunda-feira (23) o governo vai anunciar qual é o tamanho do rombo nas contas públicas. E deve pedir autorização ao Congresso para fechar o ano no vermelho em até R$ 200 bilhões. O maior da história do país.

Veja matéria competa.
Veja o vídeo.


IBGE: Desemprego aumenta em todas as regiões no primeiro trimestre

Jornal Nacional
19.05.2016

Nos primeiros três meses do ano, a taxa de desemprego atingiu o maior nível dos últimos quatro anos em quase todos os estados. E, segundo o IBGE, quem está entrando no mercado de trabalho sofre mais.

Onze milhões atrás de algo cada vez mais difícil: uma vaga de trabalho. Nos primeiros três meses de 2016, o desemprego no país ultrapassou os 10%. E esse aumento foi de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Em todas as regiões. No Nordeste e no Sudeste os índices foram os maiores.

Veja matéria competa.
Veja o vídeo.


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Laudo indica metais cancerígenos na foz do Rio Doce

O ECO
Vandré Fonseca
16.05.2016

A Foz do Rio Doce, entre o litoral Norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia, apresenta concentrações de metais cancerígenos muito acima dos limites permitidos. A constatação está em um laudo preparado pela Rede de Pesquisas Coral Vivo ao ICMBio, que indica níveis de arsênio, cádmio e chumbo acima do tolerável na água e nas espécies marinhas da região.

Foram coletadas amostras do ambiente e de organismos vivos, como pescado e zooplâncton. Três espécies de peixes e duas de camarão foram analisadas. A concentração mais elevada foi encontrada no peixe roncador: 140 microgramas de arsênio por quilo. O limite permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seria de 1 micrograma. Os níveis de cádmio (0,6 µg/kg) e chumbo (1,7 µg/kg) também ultrapassavam os limites, 0,005 µg/kg e 0,3µg/kg, respectivamente.

Continua.

Paranaenses barram exploração de gás de xisto diante do risco ambiental

JC-Notícias/SBPC
18.05.2016

Sob pressão da população, vereadores de Umuarama (PR) aprovam lei que proíbe exploração do gás, que pode contaminar o Aquífero Guarani

A cidade de Umuarama, no noroeste do Paraná, foi o cenário de uma decisão importante para o País. Numa atitude inédita no Brasil, a Câmara proibiu a extração de gás de xisto, uma atividade perigosa para o ambiente, para as pessoas e para a economia da região.

Veja o texto na íntegra: Blog do Planeta/Época.com

quarta-feira, 18 de maio de 2016


Laurie Anderson - O Superman






Mesa debate economia da mineração e invisibilidade de atingidos pela Samarco

Agência Fiocruz de Notícias
André Costa
11.05.2016

A primeira mesa de debate do seminário O Desastre da Samarco: balanço de seis meses de impactos e ações, que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio em Minas Gerais, reuniu três pesquisadores e uma moradora da comunidade de Paracatu de Cima, que sofreu graves danos devido à barragem. Os três pesquisadores envolveram-se desde cedo com a tragédia e apresentam estudos ainda em andamento. Segundo o mediador e pesquisador da Fiocruz Minas Léo Heller, um fator comum aos três participantes é a noção de que “a ciência não é neutra". "Todos trabalham com a ideia de que a ciência tem lado”, comentou. "No caso em questão, esta precisa estar do lado dos atingidos".

O primeiro palestrante, o engenheiro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bruno Milanez, apresentou um estudo realizado em conjunto com mais seis pesquisadores sobre aspectos econômicos e institucionais do setor minerário. Milanez demonstrou como o rompimento de barragens faz parte da própria estrutura do setor, com intrínseca relação entre a expansão da indústria e os desastres. O estudo constatou que, dois ou três anos após o pico de cada ciclo do setor, aumentam os rompimentos de barragens. A tese de seu grupo é a de que, passadas as épocas de vacas gordas, as mineradoras passam por pressões para reduzir os custos, cortando então seus gastos operacionais.

Continua.

Alimentos transgênicos não fazem mal à saúde, diz academia dos EUA

Jornal Nacional
17.05.2016

Um relatório divulgado nesta terça-feira (17), nos Estados Unidos, afirma que os alimentos transgênicos não fazem mal a saúde do homem e dos animais.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Perguntinha básica:
Será?!!!
Adelidia Chiarelli

Em cinco anos, país perdeu 24 mil leitos de internação

Jornal Nacional
17.05.2016

Rio, Fortaleza e Brasília são as capitais que mais perderam leitos.
Novo ministro da Saúde diz que problema é de gestão

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Um vôngole viveu 507 anos e você também pode

El País
Manuel Ansede
15.05.2016

O animal mais velho do mundo viveu 507 anos. Foi um molusco da Islândia nascido em 1499, antes de Miguel de Cervantes. Morreu em 2006, depois de ter sido recolhido por cientistas. Um ano depois, em 2007, apareceu no Alasca uma baleia boreal que tinha um arpão cravado desde o século XIX, sugerindo que o mamífero pode viver dois séculos. E as borboletas-monarca, que geralmente vivem apenas algumas semanas, produzem anualmente uma geração Matusalém, que chega a viver seis meses para poder migrar do Canadá às florestas temperadas do México.

Veja a matéria completa.

El paracetamol reduce la empatía

Tendencias 21
Yaiza Martínez
17.05.2016

Dos experimentos revelan que disminuye la capacidad de comprender el sufrimiento de otras personas

El paracetamol o acetaminofeno, uno de los analgésicos más comúnmente utilizados, reduce la capacidad de comprender el sufrimiento de otras personas, ha revelado un estudio. Previamente, se había descubierto que también disminuye algunas emociones positivas, como la alegría. En sentido contrario, algunos especialistas barajan actualmente la posibilidad de desarrollar medicinas que aumenten comportamientos prosociales, como la compasión. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

Cientistas criticam junção de ministério da área com o das Comunicações

JC-Notícias/SBPC
17.05.2016

Segundo reportagem do jornal O Globo, temor é que medida relegue setor a segundo plano e prejudique desenvolvimento; presidente da SBPC destaca que, sem impulsionar o setor, a economia pode ser prejudicada

A decisão do presidente interino, Michel Temer, de fundir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC) foi recebida com muitas críticas pela comunidade científica. O setor, que já convivia com cortes orçamentários no segundo mandato da presidente afastada, Dilma Rousseff, se vê agora, no início da nova gestão, envolto em incertezas. Para entidades da área, que divulgaram um manifesto no qual chamam a junção das pastas de “medida artificial”, a novidade sinaliza uma falta de prioridade em relação aos investimentos em pesquisas. Eles temem a deterioração de uma situação que já estava ruim. Procurado, o novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, cujo titular é Gilberto Kassab (PSD-SP), não se manifestou sobre os questionamentos.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Mesa Redonda Marcelo Zocchio e a Imagem Materializada - Pinacoteca Convida



       Dia 20/05 - 16h às 18h


com a presença de
Marcelo Zocchio, Felipe Chaimovich e Heloisa Espada

mediação
Tadeu Chiarelli