quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cientistas criticam junção de ministério da área com o das Comunicações

JC-Notícias/SBPC
17.05.2016

Segundo reportagem do jornal O Globo, temor é que medida relegue setor a segundo plano e prejudique desenvolvimento; presidente da SBPC destaca que, sem impulsionar o setor, a economia pode ser prejudicada

A decisão do presidente interino, Michel Temer, de fundir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC) foi recebida com muitas críticas pela comunidade científica. O setor, que já convivia com cortes orçamentários no segundo mandato da presidente afastada, Dilma Rousseff, se vê agora, no início da nova gestão, envolto em incertezas. Para entidades da área, que divulgaram um manifesto no qual chamam a junção das pastas de “medida artificial”, a novidade sinaliza uma falta de prioridade em relação aos investimentos em pesquisas. Eles temem a deterioração de uma situação que já estava ruim. Procurado, o novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, cujo titular é Gilberto Kassab (PSD-SP), não se manifestou sobre os questionamentos.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.