sábado, 18 de fevereiro de 2012

Com aposentadorias, falta de professores deflagra crise na USP

JC e-mail 4440, de 17 de Fevereiro de 2012.
Com aposentadorias, falta de professores deflagra crise na USP


Universidade pode perder 40% do corpo docente em cinco anos.

A Universidade de São Paulo (USP) pode perder 40% de seus professores em cinco anos por conta de aposentadorias. O quadro é considerado "crítico" pela mais importante universidade do país. Documento da reitoria enviado à Assembleia diz ainda que 25% dos docentes poderiam pedir agora a aposentadoria (1.500 em 5.800). Dirigentes da universidade disseram que a situação é "caótica", pois muitos professores já estão se aposentando, mas não há reposição.

Para tentar contornar a situação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou projeto de lei à Assembleia, pedindo autorização para contratar 2.700 professores. Esse é o primeiro passo para que um docente ingresse na escola. Após a eventual aprovação no Legislativo, é preciso autorização interna para abertura de concurso e seleção dos candidatos.

A própria reitoria informou ontem (16) que os 2.700 postos não serão abertos de uma vez. "A aposentadoria desse pessoal demonstra a proximidade de situação crítica", diz o reitor João Grandino Rodas na defesa do projeto. Continua