quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Proibição de amianto no Brasil depende de decisão do STF

Jornal Nacional
14.02.2012

Congresso aprovou lei que regulamenta o uso do produto em 1995, mas a lei foi questionada no Supremo Tribunal Federal e nunca foi julgada.

Depois da condenação de dois empresários do ramo de materiais de construção, ontem, na Itália, muitos brasileiros se perguntaram sobre a situação do amianto no nosso país. É proibido ou não é?

Há anos, o dia a dia do aposentado Eliseu Simões ficou mais difícil. “Só de conversar sinto falta de ar, andando, até pra tomar banho e secar, sinto falta de ar já”, relata. Ele foi diagnosticado com asbestose, doença que causa uma espécie de endurecimento do pulmão e diminui a capacidade respiratória. Eliseu processa, com mais 50 pessoas, a empresa em que trabalhava.

Nós podemos encontrar amianto em qualquer cidade do país. Ele está nas peças de carros, nas pastilhas de freio e juntas de motor. E também na casa de muita gente, é usado na fabricação de telhas e caixas d'água. Mas especialistas dizem que o perigo maior é para quem trabalha diretamente com o produto.

“O individuo que manipula o amianto, comparado ao indivíduo que não trabalha com amianto, ele tem risco de quase 50 vezes mais de ter câncer de pulmão”, explica Hermano de Castro, pesquisador da Fiocruz.
Continua

Leia também:
- Ex-presidentes de empresa de amianto são condenados na Itália

Eles foram considerados culpados de desastre ambiental doloso permanente e omissão dolosa de medidas de segurança para os operários.


- Presidência da Fiocruz repudia interpelação judicial a pesquisador da Fundação

- Fiocruz e Inca repudiam ação da indústria do amianto contra médico