terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dilma escolhe ex-colega de cela para Secretaria das Mulheres

Via blog do Noblat
07.02.2012

O Globo

A presidente Dilma Rousseff, preterindo a sugestão feita pelo PT, escolheu a socióloga mineira Eleonora Menicucci de Oliveira (foto acima), sua ex-companheira de prisão na época da ditadura militar, como nova ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres.

Ele vai substituir a petista capixaba Iriny Lopes, que deixa o cargo para ser candidata à prefeitura de Vitória. Ao convidar Eleonora, Dilma fez uma opção por um nome representativo e com relações pessoais com ela.

A tendência petista Articulação de Esquerda queria manter na Esplanada o espaço que tinha com Iriny e chegou a indicar a deputada estadual Inês Pandeló, do PT do Rio. A posse de Eleonora está marcada para a sexta-feira.

Dirigente estudantil, presa política, feminista, pesquisadora e socióloga. Eleonora Menicucci foi companheira da presidente Dilma na Torre das Donzelas, nome dado à ala das militantes de esquerda no Presídio Tiradentes, nos anos 70.

Amigas desde o movimento estudantil, nos anos 60 em Belo Horizonte, Dilma e Eleonora foram presas e torturadas nos porões do DOI-Codi, em São Paulo. Se reencontram numa cela, onde Eleonora ficou presa de 1971 a 1973.

- Naquela época, era prioritariamente a luta contra a ditadura. O feminismo veio depois, já na prisão - conta a nova ministra ao GLOBO.

Leia mais em Presidente Dilma escolhe ex-colega de cela para cuidar das mulheres

Leia também: Futura ministra diz que aborto é questão para o Legislativo