quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SP vai apurar reutilização de seringas em hospitais

Via Folha.com
29.02.2012

A Secretaria de Estado da Saúde fará uma força-tarefa para vistoriar cerca de 300 instituições de saúde --entre eles hospitais públicos e privados-- que mantinham contrato com a Sterimed Serviços de Esterilização em Cedral (424 km de São Paulo).

Blitz da secretaria multou e suspendeu as atividades da empresa do interior paulista após o Estado flagrar que no local eram reprocessados e esterilizados materiais hospitalares que só podem ser usados uma vez, informa reportagem de Gabriela Yamada na edição de hoje da Folha.

A reportagem está "[disponível]": para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Entre eles, foram encontrados cinco seringas injetoras, 67 conectores de injeção e dois cateteres vasculares.
Para Isac Jorge Filho, conselheiro responsável pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), o ato é criminoso e expõe pacientes a riscos de contrair doenças graves e fatais, como o vírus HIV.

Segundo ele, o caso é ainda pior do que o episódio do ano passado de lençóis e outros produtos hospitalares comercializados no país.

Ontem, a Sterimed apresentou sua defesa à secretaria, que foi indeferida por falta de justificativas. A multa foi de R$ 184 mil.

Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.