sábado, 2 de junho de 2012

Ranking traz Unesp e Unicamp entre as melhores 'jovens'


JC e-mail 4509, de 31 de Maio de 2012.
Ranking traz Unesp e Unicamp entre as melhores 'jovens'


Lista de instituto que avalia qualidade do ensino superior inclui apenas universidades criadas há menos de 50 anos.

Demorou, mas enfim a Unicamp e a Unesp aparecem em um ranking das cem melhores universidades do mundo divulgado pelo Times Higher Education (THE), um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior no mundo.

Mas é um ranking expurgado, que inclui apenas universidades fundadas há menos de 50 anos. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 46 anos, é a 44ª melhor. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), com 36, quase fica de fora. É a 99ª.

Phil Batty, responsável pelo estudo, afirma que esse retrato das universidades jovens é importante para identificar as "futuras Harvards ou Oxfords", numa referência às centenárias escolas dos EUA e do Reino Unido, que são exemplos de excelência. "As universidades tradicionais precisam ficar atentas. Com investimento focado, inovação e visão estratégica, as novas atingiram patamares que as mais antigas levaram anos para alcançar", diz.

No ranking mais conceituado do THE, que utiliza 13 critérios e lista 200 universidades independentemente da data de fundação, a Universidade de São Paulo (USP) é a única brasileira. Em 2011, estava no 178º lugar. Em outro, que mede a reputação de uma instituição entre pesquisadores, também só aparece a USP, na faixa entre o 61º e o 70º lugar. Continua