sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rio+20: 2º dia com chefes de estado é marcado por protestos e críticas

Via Jornal Nacional
Por MÔNICA TEIXEIRA
21.06.2012

Menina de 11 anos rasgou papel simbolizando texto final da conferência e líderes latinoamericanos reclamaram de países desenvolvidos. Documento foi defendido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

O segundo dia da reunião dos chefes de Estado na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável teve protestos contra o documento final da Rio+20 e também discursos contra os países ricos.

Sentados no chão, a poucos metros do pavilhão onde os líderes mundiais discursavam, manifestantes soltaram a voz. A atitude de uma menina de 11 anos chamou a atenção. Ela rasgou um papel simbolizando o texto final da Rio + 20. Canadense, descendente de índios, veio trazer um pedido para os chefes de Estado. “Parem, parem com o que vocês estão fazendo com o planeta”, disse ela.

O texto tão criticado pela sociedade civil foi defendido nesta quinta-feira (21) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon. Ele convocou a imprensa brasileira e mudou o tom. Disse que o documento oferece, sim, uma base para o desenvolvimento sustentável. Veja a matéria completa. Veja o vídeo.