domingo, 3 de junho de 2012

Número de furtos no aeroporto de Guarulhos cresce 33% em um ano

Via G1
Rafael Sampaio
02.06.2012

Foram 514 crimes deste gênero registrados em 2012, contra 385 em 2011. Criminosos se disfarçam com roupas caras e elegantes, diz delegado titular.

O número de furtos registrados na Delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado na Grande São Paulo, cresceu 33,5% entre 2011 e 2012, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública. As ocorrências incluem furtos a pessoas, veículos, mochilas e violação de malas, tanto na área de espera do aeroporto quanto no momento e após o embarque.

Os valores correspondem aos boletins de ocorrência registrados nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação com 2011. Foram contabilizados 514 furtos neste ano, contra 385 no mesmo período do ano passado. Fevereiro e março de 2012 foram os meses em que ocorreram mais crimes deste tipo - 138 e 140 furtos, respectivamente.

O aumento no número de voos e de passageiros é um dos fatores que influencia o grande número de furtos, segundo o delegado titular da delegacia de Cumbica, Raul Machado Tiltscher. O aeroporto é o mais movimentado e com maior número de voos diários no país, segundo a Infraero (empresa que administra os aeroportos). Só em abril, o movimento operacional chegou a mais de 92,5 mil aeronaves com o trânsito de 10,4 milhões de passageiros.

"Onde tem mais oportunidade, mais gente, tem mais oferta para os criminosos", afirma. Ele também explica a alta nos crimes pelo maior registro de ocorrências via internet. "As pessoas estão procurando mais [a polícia], querem registrar, até para usar o BO no caso de uma ação contra as companhias", diz.

As principais vítimas são passageiros descuidados no check-in e na espera dos voos, afirma Tiltscher. Os crimes ocorrem, em geral, entre 5h e 10h, horário em que há maior movimento no saguão de Cumbica. Muitos voos chegam e partem de Guarulhos nesse intervalo, ressalta o delegado. Continua