Críticas constam de relatório de técnicos do Ministério do Planejamento
Estelita Hass Carazzai
Um relatório do Ministério do Planejamento aponta que há "desarticulação" das ações do próprio governo federal no combate a inundações e alagamentos no Brasil.
O texto cita o fato de obras antienchente estarem espalhadas por ministérios, a precariedade dos bancos de dados, a atuação da Defesa Civil -mais reativa do que preventiva- e a falta de planos de segurança de barragens.
O texto estava no site Portal do Planejamento, do governo federal, que saiu do ar dois dias depois de inaugurado, na semana passada, por ter criado desconforto com as críticas a ações de governo.
O relatório é outra constatação negativa em relação à ação do poder público na prevenção de catástrofes como a que matou ao menos 51 em Alagoas e Pernambuco.
A Folha revelou que os dois Estados têm sistemas falhos de prevenção de enchentes, que incluem a falta de radares meteorológicos em Pernambuco e de Defesa Civil em cidades alagoanas.
Além disso, o governo federal, em sete anos e meio, gastou mais com reconstrução e assistência às vítimas (R$ 5,8 bilhões) do que com prevenção (R$ 1,1 bilhão).
Assinante do jornal leia mais em Governo admite falha em ações contra enchentes
Veja também:
- Faltam radares e equipes de prevenção no Nordeste
- Fome, saques e cidades fora do mapa
- O povo brasileiro não merece!!!!
Comentário básico:
De quatro em quatro anos?
A pátria de chuteiras.
O resto do tempo?
A pátria de viseiras.
Adelidia Chiarelli