domingo, 11 de maio de 2014

‘Brasil é o país que mais renega sua negritude’ - Henry Louis Gates Jr

Via blog do Noblat
10.05.2014

Bolívar Torres, O Globo

Em nova obra, o escritor e professor americano pesquisa as peculiaridades da afrodescendência em nações latino-americanas

A ausência de rostos negros na esfera pública brasileira, seja nas capas de revistas ou em cargos políticos importantes, impressionou o americano Henry Louis Gates Jr., considerado um dos principais especialistas em culturas africanas e afro-americanas.

O professor de Harvard visitou Rio, Diamantina, Recife e Salvador em 2010 para a série de documentários “Os negros na América Latina”, transformada em livro homônimo que acaba de ser lançado no Brasil. Durante a rápida passagem, se decepcionou ao ver como o país mais mestiço do mundo — e o primeiro a se afirmar isento de racismo, segundo o autor — sufoca suas raízes africanas.

No livro, Gates percorreu diversas nações da América Latina para investigar os efeitos da diáspora africana, entrevistando artistas, acadêmicos e outras personalidades ligadas à questão negra (entre os brasileiros, está Abdias Nascimento, um de seus heróis de juventude). Uma pergunta permeia toda a obra: o que significa ser negro nessas culturas? Quem é considerado negro, em quais circunstâncias, e por quem?

Leia a íntegra em Henry Louis Gates Jr: ‘Brasil é o país que mais renega sua negritude’