domingo, 18 de maio de 2014

Museu da Vida completa 15 anos com festa no campus da Fiocruz


JC e-mail 4953, de 16 de maio de 2014
Museu da Vida completa 15 anos com festa no campus da Fiocruz


A programação irá até o próximo dia 26 com várias atividades abertas ao público gratuitamente
Teatro, atividades circenses, visita guiada ao Castelo da Fiocruz, oficina de brinquedos de sucata e outras atrações vão marcar a festa de comemoração dos 15 anos do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

A extensa programação prevê a participação do Coletivo Nopok, que apresenta números circenses; a montagem da peça infantil "Aprendiz de Feiticeiro", de Maria Clara Machado; a oficina "Vírus: Uma beleza mortal", que promete uma verdadeira viagem pelo mundo nanoscópico: o universo visto na escala dos vírus e moléculas por meio de esculturas e modelos. Outra oficina vai produzir bolhas de sabão, no Parque da Ciência, onde a atividade ao ar livre visa estimular os pequenos a descobrir o que elas têm de tão fascinante, como seu formato esférico, sua fragilidade, as cores e a química de sua composição.

A programação prossegue até o próximo dia 26, incluindo visitas guiadas com a equipe do Museu da Vida ao Castelo da Fiocruz. No centenário prédio, além do espaço "Passado e Presente - Ciência, Saúde e Vida Pública", que reúne documentos e objetos dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, o visitante também vai poder conhecer a Sala de Exposição Entomológica Costa Lima. Nela estão organizados cerca de 100 exemplares de diversas espécies de insetos.

Já no Epidauro - área ao lado da Tenda da Ciência -, a atração será a mostra "Anatomia Patológica", com peças anatômicas que integram o acervo histórico original de algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pelo Instituto Oswaldo Cruz e pela Fiocruz.

As atividades são abertas ao público, gratuitamente. Mas é preciso ficar atento à distribuição de senhas pela equipe do Museu. Aquelas voltadas ao público infantil foram divididas por faixas etárias. A programação completa pode ser consultada no site do Museu da Vida: www.museudavida.fiocruz.br ou pelo telefone (21) 2590-6747.

(Ascom do Museu da Vida)