sábado, 31 de maio de 2014

Extinção de espécies está dez mil vezes mais veloz do que se imaginava, alerta pesquisa


JC e-mail 4963, de 30 de maio de 2014
Extinção de espécies está dez mil vezes mais veloz do que se imaginava, alerta pesquisa


Ação humana sobre a natureza é tão destruidora quanto o fenômeno que causou o fim dos dinossauros

A ação humana acelerou em mil vezes a extinção de espécies, de acordo com um estudo publicado esta semana na revista "Science". Novas tecnologias para mapear o desmatamento e a destruição de habitats permitiram uma revisão dos números que serviam como base para encontros internacionais, como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD).

Se não houver ações urgentes, o impacto provocado pelo homem no meio ambiente causaria a sexta maior extinção em massa da História do planeta - uma das anteriores foi o desaparecimento dos dinossauros.

Não é simples estimar quantas espécies foram extintas desde o início do século XX, já que, segundo estimativas, apenas 3,6% delas são conhecidas pelos cientistas. Para calcular a velocidade das extinções, os cientistas criaram um modelo matemático levando em conta o percentual de desaparição das espécies conhecidas em relação a sua população total e extrapolaram os resultados.

O estudo defende que a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas seja radicalmente ampliada - a publicação abrigaria 160 mil espécies que correm o risco de extinção, em vez de 70 mil, como ocorre hoje. Esta atualização da listagem pode levar à criação de novas políticas de conservação ambiental.

Continua.