Os fatores de risco para o câncer ganham especial relevância no Brasil neste momento, em que a ministra Dilma Roussef e o vice-presidente José Alencar enfrentam esta doença que, em 2008 resultou em, pelo menos, 546.009 internações hospitalares custeadas pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, entre 2002 e 2006, as neoplasias figuraram entre as cinco principais causas dos óbitos ocorridos no país, sendo a maior causa de morte das mulheres falecidas com idades entre 30 e 49 anos, e a segunda causa de óbito das pessoas com mais de 50 anos de idade. Naquele mesmo período, as maiores proporções dos óbitos por neoplasias foram registradas no RS, SC, PR, SP e DF.
No meio científico, tem sido crescente o número de estudos evidenciando que a contaminação ambiental por produtos químicos perigosos tem resultado no desencadeamento de doenças graves, como o câncer. Continua
* Engenheira Química e pós-doutora em Química, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, assessora do Ministério Público do Trabalho e dos ministérios públicos Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul em processos envolvendo questões ambientais com repercussões na saúde pública.
Surgem novas denúncias contra José Sarney
Crise não é do Senado, é dos homens do Senado
Está na rede!
Via Estadão; BBC-Brasil; Blog do Noblat; Blog do Altino Machado; Portal Terra; El mundo
- Atos secretos envolveram 37 senadores dos principais partidos
- Gabeira usou verba oficial em empresa da namorada
- Muio além do mensalão
- Os gritos dos povos da floresta
- Conselho dos Guardiões descarta anulação de eleições no Irã
- Irã proibiu funeral aberto para jovem morta durante protesto
- Detienen en Irán a un periodista del diario 'The Washington Times'