quinta-feira, 18 de junho de 2009

STF acaba com a obrigatoriedade do diploma para jornalistas



"A partir desta quarta-feira o diploma universitário de jornalista não é mais obrigatório para o exercício da profissão. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal." (Do Jornal da Globo)


Jornal da Globo - 17.06.2009






Via UOL - Por Gérard Feldzer -16.06.2009

Catástrofe do Airbus Rio-Paris impõe o reforço da segurança aérea

"Esse acidente nos remete a uma maior apreensão dos caprichos da natureza, que se tornam cada vez mais violentos. Como se ela dissesse a nós, humanos: "Aja comigo, nunca contra mim, vocês não serão os mais fortes..." Mesmo que nada permita associar o desaparecimento do Airbus ao aquecimento climático, como evitar pensar nisso? Enquanto ninguém mais contesta entre a comunidade científica que a temperatura da água dos oceanos tende a subir, e junto com ela a evaporação e a condensação do vapor de água, fontes de energia e forças motrizes dessas temíveis perturbações.

É claro, a Zona de Convergência Intertropical tão bem descrita por Mermoz sempre existiu. Ela sempre teve suas massas de nuvens semeadas de cumulonimbus gigantescas. Em 35 anos de travessias oceânicas como piloto, e depois como comandante de bordo, lembro-me que chegávamos a sobrevoá-las a maior parte do tempo, ao passo que hoje, por terem se tornado muito elevadas, nem sempre temos outra escolha a não ser atravessá-las."

"Mas devemos estar cientes de que os maiores riscos para a humanidade vão se dar nos anos a seguir. Em dezembro, durante a conferência mundial sobre o clima, em Copenhague, temos um compromisso com a história, a nossa. Entender a natureza, respeitá-la, nos munirmos de melhores ferramentas de observação e prevenção, isso é o que necessita de uma conscientização e de uma vontade política inflexível de nossos dirigentes."

Trechos do texto: Catástrofe do Airbus Rio-Paris impõe o reforço da segurança aérea
Veja o texto completo aqui.