quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Vítimas de uma guerra amazônica - Eliane Brum

El País
Eliane Brum
22.09.2015

. Expulsos por Belo Monte, Raimunda e João tornam-se refugiados em seu próprio país
. A devastação do Xingu, em imagens

Trecho da matéria:

"Raimunda então canta diante das cinzas.
– É muito difícil você ver o que é seu ser queimado. A única maneira pra me expressar é cantando. Pra que a minhas plantas saibam que eu jamais queria que elas fossem queimadas, ou fossem lesionadas. Pra que elas sintam que eu tou aqui. Como elas não sabem falar, e eu não sei a linguagem das plantas, eu canto pra elas. Digo pra elas que o mundo não acaba aqui porque minha casa tá sendo queimada. O mundo ainda tá de pé. Enquanto Deus me der a vida, eu vou levar comigo isso, esperança e fé. Que um dia a Justiça seja verdadeira. Porque agora a Justiça é uma visagem, uma lenda. Dizem que existe, mas os pobres nunca veem."

Veja a matéria completa.