segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As tempestades de Copenhague, artigo de Washington Novaes



JC e-mail 3909, de 11 de Dezembro de 2009.
As tempestades de Copenhague, artigo de Washington Novaes


Elas acontecem até mesmo nas negociações para um acordo que possa levar todos os países a reduzir suas emissões de gases que contribuem para o aquecimento da Terra e a intensificação das mudanças climáticas"

Washington Novaes é jornalista. Artigo publicado em "O Estado de SP':

Eventos extremos, como as chuvas dramáticas, não estão acontecendo apenas em São Paulo, no Sul e em outras partes do país. Outros tipos de tempestade estão acontecendo também em Copenhague, na reunião da Convenção do Clima - de onde estas linhas estão sendo escritas na quinta-feira (10/12).

Elas acontecem até mesmo nas negociações para um acordo que possa levar todos os países a reduzir suas emissões de gases que contribuem para o aquecimento da Terra e a intensificação das mudanças climáticas.

A primeira tempestade maior aqui aconteceu com o vazamento, pelo jornal The Guardian, do texto de um documento confidencial submetido pelo governo da Noruega a uns 15 países, entre eles Estados Unidos, China, Brasil, Índia e vários europeus, com propostas muito polêmicas:

- Criar um grupo intermediário entre países industrializados e subdesenvolvidos, para China, Brasil, Índia e outros "emergentes" (o que quebraria a unidade do G-77);

- exigências maiores de redução de emissões pelos subdesenvolvidos, mas sem criar obrigações maiores de financiamento para os países mais ricos;

- nenhuma proposta de um acordo obrigatório, como o de Kyoto, para o período após 2012, quando termina a vigência da fase atual.

O documento confidencial foi recolhido pela Dinamarca, diante das dissensões, mas a tempestade inevitável foi forte e obrigou a muitas explicações e tomadas de posição, inclusive do Brasil, que discordou das propostas.

A segunda tempestade veio dois dias depois, com uma proposta do país-ilha Tuvalu (um dos mais de 30 ameaçados de desaparecer com a elevação do nível dos oceanos), apoiada por várias nações africanas e outros países-ilhas, que exigem a aprovação, aqui, de um documento vinculante, obrigatório para todos os países e mais duro que o Protocolo de Kyoto. Continua


















Via Portal Terra - 14.12.2009
Países pobres paralisam negociações em Copenhague

Via El País - 13.12.2009
"El trato de la policía fue inhumano, yo pensaba que esto no ocurría en Dinamarca"

Via El País - 14.12.2009
Caos en la cumbre del clima de Copenhague

Via Folha Online - 14.12.2009
Cético com acordo, ambientalista envolve até igrejas em ações por Copenhague