sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COP 15

Via Diário de Notícias - 10.12.2009
Por Lusa

Mais de 1700 cientistas britânicos assinaram uma declaração em que reafirmam que o aquecimento global é causado pelo Homem, numa resposta ao caso dos «e-mails» de peritos suspeitos de manipular dados para exagerar o fenómeno climático.

Num texto hoje divulgado pelos serviços meteorológicos britânicos (Met Office), os cientistas declararam ter «a maior confiança nas provas do aquecimento global e nas bases científicas que permitem concluir que o fenómeno é principalmente devido à actividade humana».

A declaração, revelada pelo jornal The Times e hoje confirmada pelo Met Office, aparece numa altura em que, em Copenhaga, as 192 partes da Convenção Quadro da ONU sobre as Alterações Climáticas tentam chegar a um consenso em relação a um texto para um acordo legalmente vinculativo, que concretize os objectivos necessários para assegurar que o aquecimento global não será superior a dois graus centígrados em relação à era pré-industrial.

A polémica conhecida como «climategate» tem vindo a ser utilizada pelos cépticos do aquecimento para questionar algumas análises das alterações em curso.

O controvérsia «rebentou» quando desconhecidos interceptaram milhares de mensagens de correio electrónico de investigadores que colaboram com o prestigiado Centro de Investigação sobre o Clima (CRU) da universidade britânica de East Anglia. Continua

***


Via El País - 10.12.2009
Por RAFAEL MÉNDEZ

Las emisiones de gases de efecto invernadero son mayores que las declaradas por la industria

Los países y las industrias comunican a la ONU su reducción en la emisión de gases de efecto invernadero (el CO2 pero también otras sustancias) pero la atmósfera no siempre se entera. Ray Weiss, de la Universidad de San Diego, ha presentado en la Cumbre del Clima de Copenhague datos medidos en la atmósfera de estos gases. Y su conclusión es que, al comparar lo que realmente hay con lo que declara la industria, algo no encaja. Hay mucho más alrededor del planeta de lo que oficialmente debería existir. "El Protocolo de Kioto es como poner al planeta a dieta pero sin poder pesarlo. Ahora lo hemos pesado y tenemos un problema", ha declarado con un afortunado símil Weiss. Continua



***

2005 - Emissão gases do efeito estufa (El País)



Clique aqui. O mapa a ser consultado se encontra
à direita, na parte superior da página que se abrirá.
É só clicar nele.




***

Primeiro esboço de acordo aproxima
posições divergentes em Copenhague
(11.12.2009)


CBN - Primeiro esboço de acordo aproxima posições divergentes em Copenhague


Na matéria acima:
1kg de carne industrializada = 300kg gases efeito estufa = R$10,00 (no mercado de carbono)


No site da BBC:
Como funciona o mercado de carbono