quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Obama fazendo papel de vilão, artigo de Jeffrey D. Sachs



JC e-mail 3916, de 22 de Dezembro de 2009.
Obama fazendo papel de vilão, artigo de Jeffrey D. Sachs


"Se os EUA não participarem de mais negociações, Obama terá sido ainda mais prejudicial ao ambiente do que George Bush foi"

Jeffrey D. Sachs é professor de Economia e diretor do Instituto Terra, na Columbia University. Artigo publicado no "Valor Econômico":

Os dois anos de negociações sobre mudanças climáticas acabaram em uma farsa em Copenhague. Em vez de enfrentar as questões complexas, o presidente Barack Obama decidiu declarar vitória com um comunicado vago de princípios acertado com outros quatro países.

Os 187 países restantes receberam um "fait accompli", um fato consumado, que alguns aceitaram, outros denunciaram. Depois do fato, a Organização das Nações Unidas (ONU) argumentou que o documento, em geral, foi aceito, embora o teor para a maioria tenha sido de "pegar ou largar".

A responsabilidade desse desastre é ampla e a lista vai longe. Comecemos com George W. Bush, que ignorou as mudanças climáticas nos 8 anos de sua presidência, desperdiçando o precioso tempo do mundo. Ainda temos a ONU, por ter administrado o processo de negociação de forma tão lamentável durante esse período de 2 anos. A União Europeia também, por pressionar incansavelmente com uma visão obcecada por um sistema mundial de negociação de emissões, mesmo quando tal sistema não se adaptaria ao resto do mundo. Continua