terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Texto da Dinamarca bagunça #COP15

Via Blog do Greenpeace - 08.12.2009:


O jornal britânico The Guardian publicou hoje a informação bombástica de que a Dinamarca, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha costuraram um acordo entre eles que implodiria os esforços feitos por todos os países na COP15. O documento ficou conhecido como “texto da Dinamarca” e foi o assunto hoje no Bella Center, onde acontece a conferência.

O texto traz que os países industrializados vão poder emitir o dobro do que os países em desenvolvimento, abole o Protocolo de Kyoto, esvazia as Nações Unidas e cria uma “categoria” de nações chamada “os mais vulneráveis”.

O negociador brasileiro Sergio Serra disse hoje que a situação “atropelou as negociações em curso quando os dinamarqueses mostraram o texto na semana passada, o que causou certa dose de rejeição ao texto”. Segundo ele, “as repercussões do vazamento causou desconforto, mas não vai levar as dicussões ao caos”.

Pelo sim, pelo não, não dá para deixar de pensar nos vários sinais conflitantes que os Estados Unidos dão. Primeiro, o anúncio de uma meta pífia - 3% a 4% de redução das emissões em relação a 1990 - indica que os americanos não querem fazer muito. Depois, o Obama muda seus planos e vai para a COP15 no final, se unir aos demais chefes de Estado - o que indica alguma mínima disposição com a situação. Aí a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos determina que o CO2 é perigoso à saúde - o que dá certo alento de boas novas vindas de lá. E agora isso - o que nos traz de novo à estava zero.

Blog do Greenpeace



Comentário básico:

A B S U R D O !!!!!



Atualização - 09.12.2009 (Público, O Globo, 350.org e Yahoo!):

. Projecto de acordo divide ricos e pobres em Copenhaga
. Esboço de acordo coloca ONU de lado e abandona Kyoto
. African leaders shed tears and protest a "political deal"
. Climate documents spark rich vs. poor clash
. Developing nations furious over Danish climate text
. Leaked document stirs anger at climate summit

Google tradutor



Sérgio Abranches - 09.12.2009 (Direto da COP15):
Países pobres estão de fora
das discussões oficiais em Copenhague


CBN - Sérgio Abranches


Miriam Leitão - 09.12.2009 (Direto da COP15):
Clima ficou tenso em Copenhague

CBN - Miriam Leitão