quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estudar música na infância traz benefícios para a vida toda, aponta estudo


JC e-mail 4858, de 19 de novembro de 2013
Estudar música na infância traz benefícios para a vida toda, aponta estudo


Adultos que tocaram instrumentos quando crianças processam sons da fala de maneira mais rápida


As aulas de música realizadas na infância podem deixar lembranças penosas. Porém elas parecem transmitir benefícios para a idade adulta. Um novo estudo relata que adultos que tiveram aulas de música durante a juventude conseguem processar os sons da fala de maneira mais rápida que os que não tiveram esse aprendizado.

- Não importa que instrumento tenha estudado, mas apenas o fato de ter tocado - afirmou Nina Kraus, neurologista da Universidade Northwestern e uma das autoras do estudo, publicado no periódico The Journal of Neuroscience.

Ela e seus colaboradores analisaram 44 pessoas saudáveis com idades entre 55 e 76 anos, medindo a atividade elétrica na região do cérebro que processa os sons.

Eles descobriram que os participantes que tinham estudado música por um período de 4 a 14 anos reagiram mais rapidamente aos sons do que os leigos, embora ninguém do primeiro grupo tivesse tocado qualquer instrumento nos últimos 40 anos.

Kraus afirmou que o estudo ressaltou a necessidade de uma boa educação musical.

- As pessoas em geral pensam que a educação é benéfica para as crianças - afirmou. - Entretanto, na realidade estabelecemos um envelhecimento saudável a partir do que conseguimos lhes oferecer hoje.

Outros estudos sugeriram que estudar música durante toda a vida também gera efeitos positivos no cérebro, afirmou a pesquisadora. Ela própria toca guitarra elétrica, piano e tambor, "não muito bem, mas com bastante entusiasmo", afirmou.

(Zero Hora com informações do The New York Times)