sábado, 16 de novembro de 2013



PROTEGER A SERRA DA CAPIVARA


Painel policrômico do sítio Boqueirão da Pedra Furada - FUMDHAM


Em 1973, arqueólogos descobriam, em uma das mais pobres regiões do Piauí, um patrimônio que, até hoje, ainda não foi totalmente descoberto! A cada ano as pesquisas, que desde 1992, são ininterruptas, permitem a descoberta de novos sítios arqueológicos, novas espécies de animais, de plantas, monumentos geológicos de uma beleza e grandiosidade incomparáveis. Essas pesquisas, inicialmente financiadas pela França, desde a década dos 90, recebe também financiamento do governo federal brasileiro.
Em 1978, após cinco meses de trabalho de campo, os pesquisadores enviaram a Brasília um relatório mostrando a importância da região, não somente para o conhecimento da pré-história do Brasil, como também para a preservação da caatinga e de um meio ambiente diferenciado e bem conservado. O governo federal, em 1979, criou o Parque Nacional Serra da Capivara, mas nenhum funcionário foi nomeado para se ocupar da unidade de conservação e não foram alocados recursos para sua proteção.
Em razão do estado de abandono do Parque, em 1986, os pesquisadores da Missão Franco Brasileira do Piauí, criaram a Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM que, desde então, luta para proteger o parque e promover o desenvolvimento econômico e social da região.
Em 1991, a UNESCO declarou a Serra da Capivara como Patrimônio Cultural da Humanidade e, a partir dessa data, a FUMDHAM, a pedido do governo federal, assumiu a responsabilidade de proteger e manter esse Patrimônio.
Durante todos esses anos, a FUMDHAM conseguiu manter toda a enorme infra estrutura que construiu no Parque para permitir o desenvolvimento do turismo, a proteção à fauna e, sobretudo, a proteção e conservação dos sítios com arte rupestre.
As verbas alocadas pelos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente para esse trabalho, nunca foram suficientes, mas a FUMDHAM sempre conseguiu recursos graças à lei Rouanet. Porém, essas doações, desde 2010 tem sido reduzidas drasticamente. Como consequencia disto, atualmente, os recursos de que a FUMDHAM dispõe não permitirão a continuidade dos trabalhos de manutenção e conservação e, se não conseguir reverter imediatamente essa situação o Parque Nacional Serra da Capivara ficará completamente abandonado.
Elaboramos um documento imagético “Parque Nacional Serra da Capivara”  mostrando o que deve ser protegido e mantido. Precisamos urgentemente obter recursos para continuar cuidando desse patrimônio que é do Brasil e de toda a humanidade.


NOSSOS CONTATOS
0055 - 89 – 35821612
fumdham@fumdham.org.br
www.fumdham.org.br