sábado, 16 de novembro de 2013

Impacto da tragédia nas Filipinas sobre negociações da COP

Via blog do Noblat
16.11.2013

Giovana Girardi, O Estado de S. Paulo
A primeira semana da Conferência do Clima da ONU, que ocorre em Varsóvia (Polônia) foi marcada pelo impacto do tufão nas Filipinas e por declarações de que a tragédia poderia trazer um despertar para as negociações. Só não está claro, ainda, quando isso vai sair do discurso para a prática.
Sobre essa questão e sobre o que é possível esperar de Varsóvia e de Paris, daqui dois anos, quando os negociadores terão de entregar um novo acordo climático global, que entre em vigor em 2020 e será válido por todos os países, a secretária-executiva da Convenção do Clima, Christiana Figueres, conversou com um pequeno grupo de jornalistas latino-americano, sendo o Estado o único veículo brasileiro.
A sra. considera que as tragédias recentemente ocorridas nas Filipinas estão tendo algum impacto na mesa de negociações da COP de uma maneira mais concreta, que vá além dos discursos emocionados?
Me parece que a evidência que estamos tendo dos impactos das mudanças climáticas, muito recentemente nas Filipinas e no sul asiático, mas no ano passado nos Estados Unidos e no ano retrasado no Paquistão -- a lista é enorme -- estão colocando a cara humana a essa negociação. Não se trata de impactos que vão ocorrer no futuro ou a longas distâncias de onde estamos. Esses casos nos mostram que os impactos já estão ocorrendo agora, como mostrou o delegado das Filipinas (Yeb Sano), cuja família foi afetada diretamente.