sábado, 4 de outubro de 2008

Desmate de assentados na Amazônia equivale a 9,5%

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

De Marta Salomon:

Líderes da polêmica lista de maiores desmatadores da Amazônia, os assentamentos de reforma agrária foram responsáveis pelo abate de cerca de uma a cada dez árvores cortadas na floresta nos últimos 12 meses. O levantamento foi feito com base em imagens captadas por satélites entre agosto do ano passado e julho deste ano, o mesmo período de coleta da taxa de desmatamento oficial do ano, que deverá ser divulgada em novembro.

As imagens foram analisadas mês a mês pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) e não registram desmatamentos de áreas menores do que 12,5 hectares, o equivalente a aproximadamente 17 campos de futebol. Consideradas as áreas maiores, os assentamentos contribuíram, em 12 meses, com o desaparecimento de uma área de floresta equivalente à terça parte da cidade de São Paulo ou 9,5% do total do período.

De acordo com as imagens analisadas pelo Imazon, mais de 80% do desmatamento ocorrido no período está concentrado em propriedades privadas e terras da União ocupadas por posseiros ou grileiros. O restante da devastação - aproximadamente 12% do total - ocorreu em unidades de conservação e em terras indígenas, teoricamente protegidas da ação das motosserras. Assinante do jornal leia mais em: Desmate de assentados na Amazônia equivale a 9,5%

Via Blog do Noblat