terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pivô de crise na Física da USP assinou artigo com plágio



JC e-mail 3618, de 13 de Outubro de 2008.
6. Pivô de crise na Física da USP assinou artigo com plágio

Mahir Hussein reconhece cópia, que diz ser de responsabilidade de co-autores cubanos

Rafael Garcia escreve para a “Folha de SP”:

O físico Mahir Hussein, professor da USP que teve artigos plagiados por um grupo que incluía colegas seus do Instituto de Física, também assinou um trabalho com trechos copiados.

Alvo de uma sindicância aberta no instituto para apurar o novo caso, Hussein disse à Folha que reconhece haver cópia no trabalho, publicado em 1999 na revista "Physical Review C". Mas diz que as passagens plagiadas foram redigidas por outros autores do estudo.

Iraquiano naturalizado brasileiro, Hussein foi o pivô da controvérsia que envolveu os físicos Alejandro Szanto de Toledo, diretor do Instituto de Física, e Nelson Carlin Filho. Os dois assinaram um estudo com trechos copiados de um artigo de Hussein e foram punidos em setembro pela Reitoria da USP com uma advertência. Depois disso, Carlin, que era vice-diretor da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), demitiu-se do cargo.

Hussein reconheceu que também há plágio em seu trabalho, escrito em parceria com o físico Arthur Kerman, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA, e outros colaboradores.

"O artigo foi escrito por várias pessoas e, infelizmente, a parte que nem eu nem o professor Kerman escrevemos fugiu do nosso controle; foi realmente plagiada de outros artigos", disse Hussein. "Isso não quer dizer que eu não assuma a responsabilidade. Considero o caso do meu artigo extremamente sério e preciso resolver isso o mais rápido possível."

Umatroca de e-mails obtida pela Folha revela que o próprio Hussein já entrou em contato a "Physical Review C" e está negociando a anulação do artigo. Os quatro trabalhos copiados desta vez eram em sua maior parte assinados por físicos nucleares russos.

Até os cubanos

Hussein diz que já falou com alguns dos outros autores do trabalho para apurar o caso, mas não conseguiu localizar dois deles -Fernando Guzmán e Oscar Rodríguez, do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Nucleares, de Havana. "Quase com certeza absoluta foram os cubanos que fizeram isso, e passou despercebido por mim", diz o físico da USP.

A reportagem não conseguiu localizar Guzmán e Rodríguez. Seus e-mails não funcionam, o site do instituto está desativado e ninguém atendia ao telefone da entidade na sexta-feira.

Os trechos plagiados no artigo de Hussein foram revelados ainda no ano passado por Szanto, que encaminhou um documento à reitoria da USP "para averiguação e abertura de sindicância, se couber". O diretor do Instituto de Física, que nunca admitiu ter plagiado Hussein, diz no documento que o iraquiano, "por engano, deve ter se esquecido de referenciar" o trabalho copiado.

"Retaliação"

"É evidente que isso foi uma coisa feita por ele [Szanto] como um ato de retaliação, para dizer que não é só ele quem faz isso", diz Hussein. Recém-aposentado, ele também trava uma disputa burocrática contra a diretoria do IF (Instituto de Física) para conseguir uma sala onde possa permanecer na USP como professor colaborador.

Um grupo de colegas de Hussein tem saído em sua defesa, acusando Szanto de tentar intimidar outros físicos do IF para abafar o caso. Ouvidos pela Folha, porém, alguns desses docentes reconhecem que o novo caso requer apuração com o mesmo rigor.

Desde abril de 2007, quando o primeiro artigo plagiado foi revelado, o IF está em crise política. Trocas de acusações têm sido relatadas em documentos à reitoria, e professores do grupo que se opõe a Szanto já receberam advertências éticas por sugerirem que o diretor pratique assédio moral. Eles pedem sua demissão da diretoria do IF e do conselho curativo da Fuvest, do qual é membro.

Szanto nega responsabilidade pelo plágio. Em 2007, disse que a motivação das denúncias era política, mas não deu mais entrevistas depois disso.
(Folha de SP, 13/10)

Via Jornal da Ciência


Veja também:
É proibido colar