terça-feira, 28 de outubro de 2008

Traidores anônimos, artigo de Cristovam Buarque



JC e-mail 3628, de 27 de Outubro de 2008.
15. Traidores anônimos, artigo de Cristovam Buarque

“Alguém traiu o Brasil ao tomar as decisões que nos fizeram estagnar em matéria de ciência e tecnologia”

Cristovam Buarque é senador e ex-ministro da Educação. Artigo publicado em “O Globo”:

Há algumas décadas, o Brasil estava no mesmo padrão que a China e a Índia, na área de pesquisas espaciais. Hoje, o Brasil deu passos atrás e está com seu programa praticamente paralisado, apesar da existência de acordos internacionais que nos dão a idéia de movimento. Enquanto isso, a China já enviou duas missões ao espaço, e a Índia, além de astronautas ao espaço, acaba de enviar uma nave não-tripulada à Lua. Alguém traiu o Brasil nesse período.

Não tivemos qualquer catástrofe natural que nos forçasse ao retrocesso que tivemos. Ao contrário, Índia e China, com terremotos, inundações e vendavais, têm tragédias naturais maiores do que as secas brasileiras. Politicamente, ambos são países mais conturbados, divididos internamente, com pobreza ainda mais gritante. Alguém traiu o Brasil, ao tomar as decisões que nos fizeram estagnar em matéria de ciência e tecnologia.

É difícil, e talvez inconveniente, apontar os nomes dos responsáveis entre os muitos dirigentes dos governos que tivemos. Mas é possível e conveniente apontar a traição decorrente de uma mentalidade e de um estilo de fazer política que caracterizam os eleitos e os eleitores.

Fomos traídos por nossa preferência pelo consumo no presente, em vez da poupança e do investimento voltados para o futuro. Toda a economia brasileira é concentrada em resultados imediatos, sem estratégia para o longo prazo. Queremos consumir o máximo e o mais rapidamente possível, sem preocupação com os limites que esse consumo voraz impõe. Driblamos esses limites com dívidas externa e interna e com inflação. O Artigo continua


Via Jornal da Ciência