sábado, 11 de julho de 2009

Sindicância culpa editora e consultora por livro ''impróprio''



JC e-mail 3801, de 09 de Julho de 2009.
Sindicância culpa editora e consultora por livro ''impróprio''


Investigação poupa secretaria; obra com palavrões seria destinada a alunos da 3.ª série de SP

Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em São Paulo, decidiu multar a consultora que havia sido contratada para selecionar os livros do Programa Ler e Escrever. Também concluiu que Via Lettera Editora, que publica a obra Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol, omitiu à Secretaria de Estado da Educação o conteúdo do título, que foi considerado "impróprio" pela pasta, e, por isso, também seria responsável pelo erro.

Criado em 2007 como uma das marcas da gestão do governador José Serra (PSDB) na educação, o Ler e Escrever é um programa voltado para o reforço da alfabetização de crianças de 6 a 10 anos matriculadas em turmas da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Continua




Comentários básicos

Dois trechos da matéria chamaram muito a minha atenção:

1) "a consultora leu o prefácio do livro, assinado por um ex-jogador consagrado, fez boa avaliação do projeto gráfico e averiguou histórias aleatoriamente, sem atentar para os relatos impróprios contidos em 3 das 11 histórias."

Resumindo: A consultora não leu o livro!

2) “O comunicado da pasta informa que serão implementadas medidas como a emissão de conclusão fundamentada de analista para cada obra quanto a sua adequação ou não ao programa a que se destina, baseada em critérios claros e objetivos.

Também serão fixados limites quanto ao número de obras a serem analisadas por cada técnico, além de ser solicitada dos fornecedores uma resenha de cada livro oferecido, acompanhada de declaração explícita de representante legal da empresa responsabilizando-se pelo conteúdo das obras encaminhadas à análise.”

Quer, dizer, então, que isso tudo não era feito, não era exigido antes? Como assim? Realmente esse é o país do nonsense, o país onde tudo é possível. Tudo!


Para quem não acompanhou o assunto, veja:

- É um achincalhe!!!!
- O achincalhe continua!
- Achincalhe? De novo?! Inacreditável! Vejam: