segunda-feira, 7 de setembro de 2009

48,5% do Cerrado já foram desmatados

Via Blog do Noblat - 05.09.2009
A ‘caixa d’água’ do Brasil sob ameaça


"Se a gente comparar com a Mata Atlântica, que levou mais de 500 anos para perder 93% de sua cobertura, o Cerrado está sendo destruído muito mais rapidamente."
(Cesar Victor do Espírito Santo)



Quase metade do Cerrado — uma área 22 vezes maior que a do Estado do Rio — já foi desmatado


De Catarina Alencastro, de O Globo:

Cerrado brasileiro já perdeu quase metade de sua cobertura florestal original.

Um estudo ainda inédito do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente identificou que 48,5% do Cerrado já foram desmatados, numa extensão de quase um milhão de km².

A área é superior ao Estado do Mato Grosso e corresponde a 22 estados do Rio de Janeiro.Entre 5% e 6% do total desmatado teriam ocorrido de 2002 a 2008 — uma área entre 120.000 e 129.000 km².

Os principais causadores da derrubada do bioma, considerado a mais rica savana do mundo, são as plantações de soja, a pecuária e a exploração de madeira para fazer o carvão que abastece siderúrgicas.

Os dados ainda são preliminares e estão em fase de revisão. Os números oficiais deverão ser divulgados na próxima sexta-feira, Dia do Cerrado.

— É uma taxa alta, mas não é surpresa, porque o Cerrado vem sofrendo com o desmatamento desde os anos 1970. A má notícia é que continua acontecendo — disse Braulio Ferreira de Souza Dias, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

— Nesse ritmo, em pouco tempo vamos chegar a um estado preocupante. Se a gente comparar com a Mata Atlântica, que levou mais de 500 anos para perder 93% de sua cobertura, o Cerrado está sendo destruído muito mais rapidamente — observou Cesar Victor do Espírito Santo, do Conselho da Rede Cerrado, que congrega mais de cem ONGs.

Leia a matéria completa no O Globo



Blog do Noblat