quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ela quer aprender coisas novas. Ele “já aprendeu”.

Via Mulher 7x7 - Por Ruth de Aquino - 09.09.2009



Era uma festa de quarentões. A conversa enveredou por viagens. Eu tinha ido a Maceió com meu namorado. Eu o sequestrei para uma pousada na Rota Ecológica de Alagoas, a 100 km da capital. Um paraíso. Mas meu homem não ficou tão extasiado quanto eu. Com o ócio, os coqueirais, o vento que leva à indolência, as piscinas naturais, a desconexão da realidade, tapioca, as conversas com os pescadores e as jangadas. Afinal…praia por praia, nós temos tantas no litoral do Rio, disse. Mais perto. Búzios. Sem pegar avião, depois estrada por duas horas. Mais cômodo. Normal.

Normal?

Imediatamente, criou-se uma divisão na festinha. Dois times. As mulheres de um lado. Os homens do outro. Como se fosse uma queda-de-braço filosófica ou existencial. Mas com humor, risos e piadinhas de casais que aparentemente se amam.

Elas queriam conhecer lugares novos, aprender coisas novas, enxergar outros azuis de céu, conhecer gente diferente, e os “obstáculos” eram apenas desafios que poderiam tornar o destino mais atraente. Elas queriam a aventura, sonhavam com a imprevisibilidade.

Eles queriam voltar aos lugares que já conheciam, que já sabiam que gostavam, que não dava muito trabalho para chegar, que não tinha muita novidade para decifrar, e os “obstáculos” eram inconvenientes que poderiam estragar seu descanso e sua diversão. Eles sonhavam com a previsibilidade.

“Eu queria ir para a Patagônia”. “Eu queria ir para o deserto do Atacama”. “Tailândia”. “Trekking no Chile”. “Canoagem”. “Tibete”.

Depois dos 50 anos, esse turismo de descoberta tornou-se muito mais feminino hoje em dia. Para uma enorme quantidade de homens, essas viagens parecem suplício, ou “pagamento de promessa”.

“Quando minha mulher vê uma reportagem sobre o Vietnã, corre para a internet e olha tudo que a gente pode fazer, pesquisa onde a gente vai ficar. Eu? Bom, eu me conformo. Ela manda”. (submissão não é uma boa receita para ser feliz…já imaginou as cenas da viagem?)

Se a mulher não tem homem, ou se seu homem não a acompanha, ela viaja com os filhos, com amigas mulheres. Ou começa a ir sozinha mesmo. Às vezes, se separa.

Pensei. Isso aqui, nessa festa, não é coincidência. O descompasso entre homens e mulheres realmente aumenta quando a idade avança?

Falei com a antropóloga Mirian Goldenberg, que estará na Bienal do Rio, esta sexta-feira, às 19h, em debate sobre as mulheres depois dos 40. Mirian estuda, agora, as mulheres e homens de mais de 50 anos. Aí vão algumas de suas conclusões iniciais: Continua




Rezemos, pois.
Atipicamente.


 




Enquanto isso:


 





09.09.2009
UOL Notícias
BANDNEWS




Está na rede!
Via Blog do Altino Machado

- Carlos Minc na Chapada dos Veadeiros
- Em Rio Branco, 48°C