terça-feira, 15 de setembro de 2009

Butantan garante autossuficiência e inovação, artigo de Isaias Raw




JC e-mail 3847, de 14 de Setembro de 2009.
Butantan garante autossuficiência e inovação, artigo de Isaias Raw


"A Fundação Butantan (FB) entrega a cada ano cerca de 150 milhões de vacinas - 90% das vacinas completamente produzidas no Butantan - para o Ministério da Saúde"

Isaias Raw é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Fundação Butantan. Foi fundador da Funbec (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências) e da Fundação Carlos Chagas. Artigo publicado na "Folha de SP":

A Fundação Butantan (FB) entrega a cada ano cerca de 150 milhões de vacinas - 90% das vacinas completamente produzidas no Butantan - para o Ministério da Saúde. A parceria Sanofi-Butantan ajudou a construir, sem nenhum pagamento futuro, a única fábrica de vacinas de influenza da América Latina, que começa a produzir em outubro.

O vírus da influenza sofre mutações ao acaso, que podem tornar um vírus mais ou menos agressivo. Quando dois vírus diferentes convivem na mesma célula, eles trocam pedaços do RNA, formando novos vírus, como o vírus AH1, que tem pedaços de vírus do porco, de aves e do homem.

O vírus AH1 é, no momento, pouco agressivo se comparado à gripe do ano, mas se transmite com grande eficácia e esparramou-se por todos os países (pandemia). Desaparecerá no verão, mas pode voltar muito agressivo no próximo inverno. Continua