quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Na UnB, alunos tiram a roupa contra a Uniban de SP








***


Via Blog do Noblat (matéria do O Globo):

Universitários da UnB protestam contra censura da Uniban a aluna; reitor também se solidariza

Um grupo de 25 alunos fez um protesto inusitado ontem na Universidade de Brasília (UnB). Tiraram a roupa em solidariedade à aluna Geisy Arruda, que chegou a ser expulsa da Universidade Bandeirante (Uniban), de São Bernardo do Campo (SP), porque foi às aulas de minissaia. Depois, acabou reintegrada. Estudantes, professores e servidores da UnB também divulgaram carta na qual condenam a agressão à aluna.

O protesto dos pelados ocorreu no Minhocão, prédio onde se concentra a maioria das salas de aula da UnB. Parte dos alunos usava apenas roupas íntimas; algumas alunas fizeram topless e outros ficaram completamente nus. Em passeata, foram até a reitoria e entregaram carta de protesto ao reitor José Geraldo de Souza Júnior.

Nos cartazes que carregavam, os estudantes classificaram como ato de machismo o que ocorreu com Geisy. "A agressão (a Geisy) se sustenta nos valores discriminatórios que integram a sociedade capitalista (em) que vivemos, onde as representações sociais da mulher se baseiam numa ótica de subserviência masculina", diz trecho da carta, também assinada pelo grupo de 25 estudantes.

Veja a matéria completa do O GLOBO: Estudantes de Brasília tiram a roupa em apoio a estudante da Unibam que foi à aula de minissaia