segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os 20 anos da queda do Muro de Berlim

Via Revista Época / Via El País







AQUI! e AQUI!






Via Estadão

Judeus lamentam que festas pelo Muro ofusquem tragédia

Em 9 de novembro de 1938 ocorreu a Noite dos Vidros Quebrados, considerada uma prédvia do Holocausto

EFE

BERLIM - A comunidade judaica da Alemanha lamentou nesta segunda-feira, 9 de novembro, o fato de as celebrações pelo 20º aniversário da queda do Muro de Berlim ofuscarem a chamada Noite dos Vidros Quebrados, ocorrida em 9 de novembro de 1938 e que marcou o início da destruição de sinagogas em todo o país por nazistas.

"A alegria perante o 20º aniversário da queda do muro se sobrepôs este ano à lembrança dos 'pogroms'", lamentou a presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Charlotte Knobloch, perante o impacto midiático do 9 de novembro de 1989.

O dia de hoje tem na Alemanha um caráter ambivalente, já que marca as comemorações da noite mais celebrada de sua história recente e também os "pogroms", considerados uma prévia do Holocausto.

Trata-se, por um lado, da noite mais negra, a de 1938, em que centenas de sinagogas foram queimadas em todo o país e, pelo outro, da mais celebrada, a de 1989, em que pela primeira vez milhares de berlinenses cruzaram do leste para o oeste. Continua