terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estreia de 'Hair' traz a era de Aquário para São Paulo

Via Estadão
Por Ubiratan Brasil
09.01.2012

A era de Aquário começa na sexta-feira 13 no Teatro Frei Caneca - é neste dia que um bando de cabeludos bem-intencionados vai tomar o palco e marcar o início da temporada paulistana do musical Hair, depois de sucesso no Rio. “Esperamos durante seis meses até estrear aqui o que, se não foi favorável para a produção, ao menos serviu para que o elenco voltasse vitalizado”, acredita Charles Möeller, responsável pela direção e produção geral, ao lado de Claudio Botelho. “Percebemos que agora há uma força renovada tanto no vocal como na dança.”

O período de descanso fez também com que alguns atores se aventurassem por outras produções. A começar por um dos protagonistas, Igor Rickli, que deixou o papel do hippie John Berger para integrar outro sucesso da dupla Möeller/Botelho, Judy - O Fim do Arco-Íris, ainda em cartaz no Rio. Ao todo, o elenco de 30 atores de Hair chega a São Paulo com 16 caras novas. Entre elas, a do sucessor de Rickli, o talentoso Fernando Rocha - ele já chamara atenção quando participou, em 2003, então com 22 anos, dos testes para a montagem paulistana de Chicago.

Outra novidade é a inclusão de Kiara Sasso, uma das melhores intérpretes do musical brasileiro, em um papel que foge de seu tradicional: a da hippie grávida Jeanie. “Ela passou por uma verdadeira desconstrução para assumir esse personagem”, conta Botelho.


Criado por Gerome Ragni, James Rado e Galt MacDermot, Hair é ambientado em 1968 e acompanha os passos de John Berger (Rocha), hippie que comanda uma tribo de moças e rapazes de Nova York. O grupo logo é reforçado por Claude (Hugo Bonemer), rapaz que vive um dilema: oprimido pelos pais, que o querem alistado no Exército para a Guerra do Vietnã, ele também é assediado pelos hippies, que o incentivam a se soltar das amarras sociais. Depois de estrear em 1967 no circuito alternativo dos Estados Unidos, e, em seguida, conquistar a Broadway, o espetáculo logo foi alçado à condição de clássico por tratar de guerra e sexualidade sob um olhar inovador e original. Continua






Era de Aquarius

Que a Era de Aquarius nos traga mesmo paz, amor, harmonia, compreensão, confiança. Que os Homens entendam, de uma vez por todas, que ninguém tem o direito de humilhar, subjugar o outro. Que retire das mentes a ilusão do poder. A ilusão de um mundo feito de aparências. A ilusão de um mundo cinzelado para poucos. Que retire, das mentes daqueles que sonharam, a desilusão dos sonhos usurpados. Que a humanidade volte a olhar para o céu. Que a humanidade possa, finalmente, enxergar os pequenos milagres do cotidiano. E faça, com eles, um rosário de luzes que iluminem todos os caminhos. E que esses caminhos nos levem ao que de mais divino existir dentro de nós. Somos parte de um todo. Somos o todo. Somos também o milagre.


Adelidia Chiarelli
2009