sábado, 26 de junho de 2010

Arroz da Bayer continua proibido, mas risco permanece

Via Radioagência NP - Por Jorge Américo - 24.06.2010

A produção em larga escala do arroz transgênico já foi rejeitada em diversos países. No Brasil, representaria um perigo maior para a saúde da população, pois é um dos principais itens da base da alimentação. Para Iran Magno, integrante do Greenpeace, a ação de ambientalistas e movimentos sociais foi fundamental para impedir a autorização do plantio e comercialização do arroz transgênico no país.

“A pressão veio de vários lados. Os movimentos estiveram presentes desde o início. O pedido da Bayer tinha alguns “furos”, que foram apresentados na audiência pública e no final o resultado foi esse. Os produtores também não queriam, os movimentos sociais estavam em cima desde o início e quem ganha é a segurança alimentar do brasileiro.”

A Bayer, que lidera o fornecimento de agrotóxicos no Brasil, retirou o pedido de autorização na véspera da decisão, que seria adotada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) nesta quinta-feira (24). Uma das principais críticas na condução do processo é resistência da Comissão em observar as recomendações de especialistas e produtores feitas na Audiência Pública sobre o assunto, realizada em 2009.

Nos Estados Unidos, o arroz geneticamente modificado da Bayer foi responsável pela contaminação de outras variedades o que representou um prejuízo de 4,5 milhões de dólares. Até agora, a empresa não apresentou estudos satisfatórios que comprovem a inexistência de riscos para a saúde humana.

Fonte