segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fernando Haddad defende visão sistêmica da Educação


JC e-mail 4024, de 04 de Junho de 2010.
Fernando Haddad defende visão sistêmica da Educação


Ministro participou de ciclo de debates promovido pela Andifes

A 90ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em Palmas (TO), teve a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, sétimo palestrante do ciclo de debates "Cenários do Brasil para os próximos 20 anos e o papel da educação superior", realizado no dia 13 de maio.

A sequência da reunião, no dia 14, teve como pauta autonomia universitária, banco de técnicos-administrativos equivalentes, mobilidade internacional, entre outros assuntos.

O ministro Fernando Haddad falou sobre a importância de se ter uma visão sistêmica da educação e do papel das universidades neste contexto. Segundo ele, esta visão está ligada ao aporte orçamentário. "Não há como, sem meios materiais, honrar uma visão abrangente da educação", destacou.

Para o ministro, a tese da importância da educação para o desenvolvimento do país está contemplada nos discursos políticos dos últimos anos. "Educação não é gasto social, é investimento", afirmou Haddad. De acordo com ele, a necessidade de se investir mais em educação está presente, inclusive entre os empresários. "Hoje temos 5% de investimento público em educação, mas nada impede de fixar no próximo PNE o patamar de 7%, que foi vetado anteriormente." Continua

Leia também no JC-email:
Pantanal perdeu 12 mil quilômetros quadrados de vegetação em seis anos