quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nadando contra a maré

Via Ciência Hoje - Por Debora Antunes - 14.06.2010


Um estudo mostrou que características do fluido em que os espermatozoides se locomovem determinam seu sucesso na corrida rumo ao óvulo. As conclusões colocam em xeque os resultados dos testes de diagnóstico de fertilidade masculina.

O que caracteriza um espermatozoide capaz de vencer a corrida até o óvulo? Para responder a essa pergunta, os métodos de diagnóstico de fertilidade masculina usados atualmente analisam fatores como o número de gametas ‘normais’ da amostra analisada, a morfologia de cada um ou o padrão do movimento feito por eles.

Mas uma pesquisa concluiu que os resultados determinados a partir dessas variáveis podem não ser eficazes. O trabalho mostrou que os diagnósticos desconsideram um aspecto muito importante: a viscosidade do fluido em que o espermatozoide se encontra. Continua

Legenda da imagem:
Em um fluido de alta viscosidade, os espermatozoides alteram sua trajetória e deixam de se locomover em linha reta para nadar em círculo (foto: Centro de Matemática Biológica – Univ. de Oxford / Birmingham Women's NHS Foundation Trust).