quarta-feira, 16 de junho de 2010

Museus naturais em condições precárias, artigo de Miguel Trefaut Rodrigues e Hussam Zaher


JC e-mail 4031, de 15 de Junho de 2010.
Museus naturais em condições precárias, artigo de Miguel Trefaut Rodrigues e Hussam Zaher


"Parte influente da própria comunidade científica ainda não se conscientizou do papel estratégico que as coleções têm para o Brasil"

Miguel Trefaut Rodrigues é professor do Instituto de Biociências da USP. Hussam Zaher é diretor do Museu de Zoologia da USP. Artigo publicado na "Folha de SP":

O incêndio que atingiu as coleções de serpentes e artrópodes do Instituto Butantan revelou ao país as condições precárias em que se encontra seu acervo biológico.

Mais preocupante foi a constatação de que uma parte influente da própria comunidade científica ainda não se conscientizou do papel estratégico desempenhado por essas coleções no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil -país detentor da maior diversidade de espécies de plantas, animais e micro-organismos do planeta.

Não se trata de avaliar a qualidade da ciência produzida em um dos nossos institutos tecnológicos ou os parâmetros técnicos que regem a manutenção de exemplares mortos, mas, sim, a perda de autonomia científica e de credibilidade que as coleções propiciavam.

Acervos desse tipo são de fundamental importância para o estudo da biodiversidade, por documentarem o processo de criação e diversificação da vida na Terra. Estima-se que o número de espécies vivas varie entre 10 e 40 milhões, das quais apenas 1,8 milhão foram descobertas e nomeadas. A desproporção entre o que se conhece e o que ainda resta por descobrir constitui um dos maiores desafios da ciência da biodiversidade, o que justifica a criação de acervos biológicos. Continua