quinta-feira, 17 de junho de 2010

TCU absolve filha de FHC e mordomo de Roseana Sarney

Via blog do Noblat - 16.06.2010

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), arquivaram, por unanimidade, representações contra ex-funcionários do Senado ligados ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Na primeira representação, Luciana Cardoso, filha de FHC, era acusada de ser funcionária fantasma no gabinete do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), uma vez que não cumpria expediente no Congresso.

Na ocasião em que foi descoberto o caso, Luciana disse que não ia ao Senado por achar que o local era uma “bagunça”. Dias depois do episódio, pediu afastamento do gabinete.

A segunda representação era contra o mordomo da casa da ex-senadora e atual governadora Roseana Sarney, Amaury de Jesus Machado.

Segundo reportagem do O Estado de S.Paulo, Machado seria pago pelo Senado, mas ao invés de trabalhar no Congresso, desde 2003, prestava serviço apenas na residência de Roseana, em Brasília.

A terceira era contra a assessora licenciada de Serys, Solange Amorelli Ribeiro , acusada de ser paga pelo Senado, mas morar nos Estados Unidos.

“Como demonstra a ampla documentação anexada à defesa, a servidora desde 2003 presta serviço à senadora Serys Shlessarenko, inclusive com atuação internacional em eventos, mas jamais deixou de cumprir com suas obrigações em gabinete”, assegurou a advogada de defesa de Ribeiro, Lyana Sant’Anna.

A advogada também ressaltou que na diligencia realizada pelo Senado não foi constatada nenhuma irregularidade a respeito da frequência da servidora.

Autor das três representações, o procurador do TCU, Marinus Marsico, disse que acatará a decisão da Corte.