domingo, 27 de junho de 2010

A origem do tsunami que varreu o Nordeste

Por Fernando Mello e Marco Túlio Pires - 25.06.2010


VEJA.com percorreu 250 km da região e encontrou várias barragens destruídas



Barragem destruída na cidade de Rio Largo, em Alagoas (Leo Caldas)


Uma das cenas mais impressionantes registradas da devastação causada pela chuva no Nordeste mostra uma espécie de tsunami varrendo a cidade de Rio Largo (AL) [vídeo], a 29 quilômetros de Maceió. Porém, esse avanço desenfreado das águas - flagrado por um cinegrafista amador - não corresponde ao que se vê em um padrão normal de inundação.

"Essa quantidade de chuva não seria capaz de provocar uma vazão tão grande", explica Ricardo Sarmento Tenório, professor de meteorologia da Universidade Federal de Alagoas e coordenador do Sistema de Radar Metereológico de Alagoas (Sirmal).

Ninguém sabe afirmar com exatidão o que aconteceu, mas a primeira hipótese que surge é a de que a violência da enxurrada foi motivada pelo rompimento de barragens, situadas ao longo de rios que cortam Pernambuco e Alagoas. "É a única explicação possível", enfatiza Tenório.

VEJA seguiu o caminho das águas que arrasaram os estados nordestinos e comprovou o rompimento das barragens, ao longo de mais de 250 quilômetros. Continua

Comentário básico:
Lei das Àguas que não "pega".
Mudanças no Código Florestal.
Esse é O TAMANHO DA IRRESPONSABILIDADE!

Adelidia Chiarelli