sábado, 16 de março de 2013

A ciência nas redes sociais


JC e-mail 4685, de 15 de Março de 2013.
A ciência nas redes sociais


A transformação da comunicação a serviço da divulgação científica

A comunicação mudou ao redor do mundo e a ciência acompanha essa transformação. Curtir, compartilhar e tuitar já estão no cotidiano de universidades, órgãos públicos, ONGs, empresas e outras instituições ligadas à CT&I.

Prescindir das redes sociais é abrir mão de um importante meio de divulgação de pesquisas, projetos, políticas públicas, descobertas, eventos e oportunidades na área de CT&I.  Elas não só atraem os jovens, como são um espaço de interação entre os diferentes atores e instituições que integram a esfera científica e outros grupos sociais.

Em fevereiro de 2013, durante painel sobre comunicação em ciência na reunião anual da American Association for theAdvancementof Science (AAAS), em Boston, participantes defendiam o uso das mídias digitais para a difusão de informações sobre pesquisas científicas. "Se os cientistas não estão utilizando as mídias sociais, eles simplesmente não estão se comunicando com a maioria da população", disse Christie Wilcox, do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade do Havaí.

No Brasil, o contexto não é diferente. O país é o terceiro maior em usuários do twitter com mais de 46 milhões perfis. Já no facebook, o Brasil ocupa a sexta colocação em número de usuários, com cerca de 30 milhões de pessoas.