quinta-feira, 21 de março de 2013

Satélite europeu produz mapa mais preciso do início do Universo

Via G1
21.03.2013


Primeiros vestígios de luz captados após o Big Bang têm 380 mil anos.
Imagem foi feita após 15,5 meses de coleta de dados do telescópio Planck.


Uma imagem divulgada nesta quinta-feira (21) pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostra o mapa mais preciso já feito do início do Universo, com os primeiros vestígios de luz captados após o Big Bang – teoria dominante que explica a origem do Cosmos.

Nessa época, o Universo tinha "apenas" 380 mil anos de idade – hoje, calcula-se que tenha cerca de 13,7 bilhões de anos.

Mapa mostra primeiros vestígios de radiação identificados no Universo (Foto: ESA–Planck Collaboration/AFP)


A imagem acima se baseia em uma coleta de dados feita ao longo de 15 meses e meio pelo telescópio Planck da ESA, lançado em 2009 em busca da primeira luz emitida após o Big Bang.

 Esse registro mais detalhado já criado da chamada "radiação cósmica de fundo em micro-ondas" é um dos mais fortes indícios da existência da "Grande Explosão" e carrega as "sementes" de todas as estrelas e galáxias conhecidas.

A temperatura na ocasião chegava a 3.000° C. Antes disso, o Universo era tão quente que nenhuma luz poderia sair dele. O telescópio capturou, então, o "fóssil" do primeiro fóton (partícula elementar da luz) que surgiu no Cosmos e viajou por mais de 13 bilhões de anos para chegar até nós. Essa radiação hoje é extremamente fria, com apenas 3° C a mais que o zero absoluto (-273,15° C), e invisível – mas pôde ser detectada pelas ondas de rádio do Planck. Continua