terça-feira, 19 de março de 2013

Cardeal se desculpa por posição sobre pedofilia

Via blog do Josias de Souza
Por Josias de Souza
18.03.2013

A diferença entre a insanidade e a sanidade é que a primeira é mais comum. Prova-o o cardeal sul-africano Wilfrid Fox Napier. Arcebispo de Durban, ele foi uma das 115 batinas que elegeram o papa Francisco.

No vácuo do conclave, deu uma entrevista à radio BBC 5. Instado a comentar a pedofilia nas sacristias, saiu-se com essa: “Pela minha experiência, a pedofilia é realmente uma doença. Não é uma condição criminosa, é uma doença.”

As declarações produziram revolta instantânea. Armado o salseiro, o cardeal Napier tentou ajeitar as coisas por meio de uma nota: “Peço desculpas sinceramente e incondicionalmente a todos os que foram ofendidos pela desastrada entrevista, e especialmente àqueles que foram abusados e precisam de toda a ajuda e apoio que a Igreja puder dar.”

Antes, dissera conhecer dois padres que viraram pedófilos após sofrer abusus sexuais na infância. Precisavam de tratamento, não de punição, enfatizara. Na nota, escreveu: “O abuso sexual infantil é um crime hediondo entre outras coisas por causa do dano que causa à criança. Nessa preocupação incluo o abusado que se torna um abusador.”

O vaivém do arcebispo ajuda a entender o porquê da leniência da Igreja com seus criminosos. Dá ideia também do tamanho de um dos abacaxis que compõem a herança que o emérito Bento 16 deixou para o successor Francisco.


Comentário básico:
Lugar de pedófilo é na cadeia!!!
Adelidia Chiarelli